Melhore Seu Perfil Profissional nas Redes Sociais

Melhore Seu Perfil Profissional nas Redes Sociais
Seu Perfil Profissional nas Redes Sociais
Patrocinado

Perfil nas Redes Sociais Pode ser Diferencial Profissional

Inúmeras pessoas ainda não se deram conta da importância que seu perfil nas redes sociais pode ter em sua carreira. Cada vez mais os recrutadores estão atentos as redes sociais na hora de selecionar o profissional ideal para uma vaga.

Portanto é fundamental cuidar bem das informações e imagens que publica em todas elas. A maioria dos profissionais cuidam apenas do LinKedIn. Cuidado, as outras redes também são utilizadas, é uma maneira de confirmação de quem o profissional é de fato. Assim, os recrutadores se asseguram de que a pessoa não transmite profissionalmente uma imagem que não se sustentará depois.

Melhore Seu Perfil Profissional nas Redes Sociais

O ideal é fugir das chamadas “buzzwords”. A dica vem dos administradores  do LinKedIn, que há quatro anos monitoram quais são as palavras mais usadas pelos 467 milhões de usuários em 25 países, incluindo o Brasil. Este monitoramento ocorre normalmente em janeiro. Os usuários brasileiros somam 27 milhões de cadastrados.

Alguns dos chavões a serem evitados no LinKedIn são: especializado, líder, estratégico, focado, responsável, com experiência, inovador, apaixonado, criativo e excelente. “O ideal é colocar mais resultados em seu perfil do que palavras sobre suas atividades”. A orientação é de Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação do LinkedIn para a América Latina.

“A busca hoje é maior por profissionais que consigam interagir em diferentes frentes do negócio”, diz. O termo “sólida experiência”. Deve ser banido do perfil “Dizer isso não quer dizer muita coisa, é melhor a pessoa mostrar dados e até usar recursos como infográficos ou vídeos para valorizar seu perfil”, explica Brunsizian.

É muito importante ser informal ao escrever sobre as próprias competências nas redes sociais. Como se estivesse em uma entrevista de emprego, o melhor é que o texto pareça o mais natural possível. O discurso atual das empresas é a busca por pessoas afinadas com a sua cultura e valores, o que é bem diferente de um currículos feito em chavões. Quanto mais verdadeiro for o perfil com opiniões, hábitos e atividades paralelas do usuário, maior será a sua chance de chamar a atenção dos recrutadores.

Exatamente pela busca da naturalidade, de conhecer a pessoa como ela realmente é. As redes sociais no geral tem sido pesquisadas para encontrar a uniformidade da pessoa. Sendo assim, não importa quantas redes sociais você participa. O importante é ser sempre consistente em todas elas. Mostrar uma única pessoa em todas. Mesmos hábitos, mesmas habilidades, interesses e personalidade.