Novo Golpe Utilizando Nome da Receita Federal

Novo Golpe Utilizando Nome da Receita Federal
Modelo de correspondência golpe envolvendo a Receita Federal
Patrocinado

Novo Golpe Utilizando Nome da Receita Federal

O novo golpe vem sendo aplicado via correspondência dos correios e e-mails. O contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, uma intimação para regularização de dados cadastrais. Nesta correspondência, há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. O endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita Federal.

Mesmo contendo o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo Órgão nem tem sua aprovação, informou a assessoria de imprensa da receita. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado.

No que se refere a dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa à Receita Federal, a seu critério. E apenas para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda. A mesma pode ser alterada por meio do Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

A Receita Federal orienta que para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão. Conforme link idg.receita.fazenda.gov.br. Caso acesse outros endereços, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.