Perspectivas do mercado para semana brMalls e IPCA no radar

Semana empresas perspectivas com feriado o que o investidor e dados semana
Patrocinado

Perspectivas do mercado para semana brMalls e IPCA no radar. Na semana o IGP-DI de maio será divulgado na quarta-feira. “Esperamos alta mensal de 0,70%, levando a taxa anual para 10,6%, ante 13,5% em abril. A leitura será pressionada pelo atacado agrícola, enquanto os preços dos combustíveis podem desacelerar”, avalia o Itaú.

E assim, outro dado é a divulgação dos dados de geração de empregos formais (CAGED) de abril ocorrerá na segunda-feira, às 10h, em coletiva pelo YouTube, após terem sido adiados na semana anterior. Os dados serão apresentados pelo secretário executivo, Bruno Dalcolmo.

E ainda na segunda-feira, o Banco Central fará uma “atualização parcial” da Pesquisa Focus às 8h30. A informação será divulgada por meio de uma nota à imprensa, com uma parcial das projeções de mercado feitas até sexta-feira. Mas o órgão não detalhou como será a publicação, se com todos os indicadores da pesquisa ou apenas uma parte. Tampouco se irá divulgar as medianas das semanas anteriores ou apenas desta última semana. “Não haverá atualização das séries temporais das expectativas de mercado”, se limitou a dizer.

Qual o preço da ação da Eletrobras para a privatização? O que é Bookbuilding

Entretanto, os dados de inflação prometem dar a tônica dos negócios no mercado financeiro. Depois de começar o mês de junho sabendo que a economia do país cresceu menos que o esperado no primeiro trimestre deste ano, o brasileiro se prepara para encarar o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) do mês de maio.

O Itaú projeta alta mensal de 0,60%, levando a taxa anualizada para 11,88%, abaixo do pico de 12,13% de abril. Os economistas destacam que a desaceleração será impulsionada principalmente pela mudança para a bandeira tarifária verde em meados de abril. Outros preços regulados, como medicamentos e gasolina, voltarão a pressionar o resultado mensal. Os itens do núcleo da inflação, tanto em bens (ex: higiene pessoal) quanto em serviços (ex: alimentação fora do lar, aluguel e condomínio), devem permanecer em patamares elevados, sem mostrar ainda qualquer sinal de desaceleração, projetam.

Investimentos de risco em cripto devem cair a metade diz Morgan Stanley

E assim, o indicador será divulgado na quinta-feira (9) pelo IBGE.

Sobre a agenda corporativa, na segunda, está prevista a assembleia geral de debenturistas de Furnas, para votar o aumento de capital na Santo Antônio Energia, que possui uma dívida superior a R$ 1,5 bilhão. Inicialmente essa votação estava prevista para ocorrer no último dia 30 de junho, mas foi adiada por falta de quórum. Esta segunda-feira é a data limite para a votação do aporte, que, se não for aprovado, pode impedir que a capitalização da Eletrobras (ELET3;ELET6) continue. A precificação da oferta de ações da estatal está prevista para quinta-feira (9).

Telemarketing clandestino será bloqueado segundo Anatel

Contudo, na quarta-feira (8) estão marcadas as assembleias de acionistas de Aliansce Sonae (ALSO3) e brMalls (BRML3), para tratar da fusão entre as duas operadoras de shopping centers. O conselho de administração da brMalls recomenda a aprovação da operação.

Por fim, na agenda corporativa internacional o destaque é para o desdobramento das ações da Amazon, que vigorará na segunda-feira (6). Os papéis serão desdobrados na proporção de 1 para 20 e valerá para todos os três tipos de ações da companhia fundada por Jeff Bezos, o que deverá elevar sua liquidez na Bolsa.