Patrocinado

A detenção, realizada pela Polícia Federal, ocorre no contexto de um mandado de busca expedido pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Moraes também se declarou vítima neste caso, visto que afirmou em entrevista à Globo que havia um suposto plano para que ele fosse preso e enforcado.

MAIS: Após novo recorde de público de Bolsonaro e fracasso de Lula, PF faz operação contra ex-presidente e seus aliados

Costa Neto é investigado por suposto envolvimento na organização de um suposto golpe de Estado, que o governo Lula se mantem afirmando referente a 08 de janeiro de 2023.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

AINDA: Novo PGR tem primeira atitude para frear STF e contesta decisão de Toffoli em multa da J&F

A sede do PL, onde se presume que tenham ocorrido a suposta reuniões golpistas, é um dos focos da operação. Após sua prisão, Costa Neto será conduzido à sede da Polícia Federal para depoimento.

É importante lembrar que Moraes tem coordenado uma série de ações, sem provas concretas, contra deputados do PL nas últimas semanas. E Valdemar tem cobrado publicamente atitude de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco sobre os avanços do STF.

A deputada federal Carla Zambelli, afirmou em suas redes sociais que a arma em questão é legalizada. Veja abaixo.

MAIS: PF em ação determinada por Moraes “acorda deputado com fuzil no rosto, ditadura”

O desdobramento de sua situação legal ficará a cargo do ministro Alexandre de Moraes, que decidirá se ele permanecerá detido ou se poderá responder em liberdade. A operação segue em andamento e mais atualizações são esperadas.

LEIA: Com prejuízos milionários investidores abrem processos contra XP e denunciam por crime financeiro

Contudo, a justificativa para a prisão de Valdemar nada tem com a operação em si. Segundo a PF, Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL) e aliado de Jair Bolsonaro, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo na manhã desta quinta-feira (8/2), em Brasília. Segundo informações da Polícia Federal, a arma foi encontrada na residência do presidente do PL.

AINDA: Zema veta obrigatoriedade de vacina Covid para matricula escolar em Minas Gerais