Patrocinado

A situação das refinarias privadas brasileiras está insustentável, segundo o presidente da associação das refinarias privadas (Refina Brasil), Evaristo Pinheiro.

Ele afirmou ao Estadão/Broadcast que o cenário para as nove refinarias independentes que atuam no País, entre elas as privatizadas no governo Bolsonaro, piorou depois que a Petrobras (PETR3; PETR4), obedecendo a Lula, abandonou a política de paridade de preços de importação (PPI), em maio do ano passado, e que o prejuízo está se acumulando.

SAIBA: Manifestação em apoio a Bolsonaro reúne mais de 750 mil pessoas segundo SSP

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

VEJA: Governo articula mudança na Petrobras e ações brasileiras afundam

A PPI foi criada no governo do presidente Michel Temer e considera basicamente as cotações do petróleo no mercado internacional e os custos de sua entrega para a definição dos preços. Em maio de 2023, a Petrobras aprovou uma nova estratégia comercial para o diesel, a gasolina e o gás de cozinha vendidos em suas refinarias.

MAIS: Apenas investidores chineses se interessam pelo Brasil. sem concorrência consórcio chinês fica com leilão de trem São Paulo a Campinas

Ela passou a seguir duas referências: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado, e o valor marginal para a Petrobras.

O custo alternativo contempla as principais opções de suprimento disponíveis para os clientes, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos.

Já o valor marginal para a Petrobras é definido a partir do custo de oportunidade, dadas as diversas alternativas da companhia, dentre as quais produção, importação e exportação do referido produto ou do petróleo utilizado no refino.

VEJA: Falas antissemitas de Lula podem prejudicar FAB, Embraer e agronegócio

Ao longo de 2023, a nova política de preços da Petrobras que é estatal foi beneficiada pelo preço do barril do petróleo, que não ultrapassou os US$ 100 durante o ano.

O presidente da Refina Brasil afirma que o preço do petróleo vendido pela Petrobras para Mataripe e outras refinarias privadas é de 10% a 15% mais caro do que a estatal vende às próprias refinarias. O valor se equipara ao preço de importação da commodity. Procurada pelo Estadão, a Petrobras afirmou que não comentará o assunto.

MAIS: As mentiras que Lula contou sobre a Vale e seus objetivos que derrubaram as ações

“Já esteve pior no ano passado, mas é uma coisa que vai se acumulando. Quando você vai tirar sangue e coloca o garrote no seu braço, dá uma apertadinha, aí o sangue não sobe de primeira, e dá mais uma apertadinha. Isso é o que a Petrobras faz com as refinarias privadas, só que a cada vez que você garroteia o refinador privado, vai ficando mais difícil sobreviver e a situação fica insustentável”, exemplificou Pinheiro.

SAIBA: PIB em 2023 é o mesmo de 2022 quando ainda havia Pandemia Covid. Lula criticou resultado de 2022, mas 2023 é “bom”