Patrocinado

Durante o ano de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) responsável pelo atendimento aos indígenas da etnia Yanomami, em Roraima, descartou centenas de milhares de medicamentos. Entre os remédios desperdiçados, destaca-se pelo menos um lote com 1.690 unidades de Paxlovid, um antiviral utilizado no combate à covid-19, cujo preço de mercado seria quase R$ 250 mil.

SAIBA: Manifestação em apoio a Bolsonaro reúne mais de 750 mil pessoas segundo SSP

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Lula usou índios para propaganda e mortes continuam, afirma revista americana

Os Yanomami enfrentam uma grave crise humanitária e dados do Ministério da Saúde indicam um aumento da mortalidade em 2023.  

Foram descartados também outros insumos, como testes rápidos de covid-19 e de HIV.

MAIS: Queda de vendas da vacina Covid derruba resultado da Pfizer

O Ministério da Saúde de Lula afirmou que herdou estoques de medicamentos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que esses estoques estavam sem tempo hábil para distribuição e uso. Diante disso, a pasta está buscando reestruturar as políticas de saúde indígena, visando evitar desperdícios e garantir a distribuição de acordo com a necessidade.

LEIA: PIB em 2023 é o mesmo de 2022 quando ainda havia Pandemia Covid. Lula criticou resultado de 2022, mas 2023 é “bom”

O Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-YY), uma subdivisão do SUS, foi responsável pelo descarte dos medicamentos. Essas informações foram obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e incluem dois conjuntos de tabelas, sendo que o maior deles registra o descarte de mais de 257 mil itens.

A ivermectina (até 48.228 comprimidos) e a cloroquina (até 12.580) foram as drogas mais descartadas.

MAIS:Dólar livre cai 15% na Argentina em fevereiro, maior queda em 20 anos. A verdadeira liberdade prospera