Ricos americanos fazendo dinheiro na pandemia como nunca antes

Ricos americanos fazendo dinheiro na pandemia como nunca antes
Patrocinado

Ricos americanos fazendo dinheiro na pandemia como nunca antes. Os americanos em algumas posições tem se tornado mais ricos durante a pandemia. Embora, seja algo difícil de se entender, se observado os inúmeros de desempregados do pais. E ainda, se avaliarmos os números de desabrigados e famintos.

Entretanto, existe uma classe de americanos, que corresponde a pelo menos 20% dos que não precisam se preocupar com a crise e os problemas a ela relacionados.

para eles, não só tem sido relativamente fácil realizar seus empregos de colarinho branco em casa. Mas o Federal Reserve reduziu as taxas de referência para zero, sem precedentes até então.

Eles refinanciaram suas hipotecas a taxas recorde de baixas, compraram segundas residências para fugir das cidades e viram o valor das ações e títulos em suas contas de investimento aumentar.

Sua enorme acumulação de riqueza está em grande parte obscurecendo o tributo sentido por todos aqueles que não têm o mesmo acesso fácil ao crédito ou aos mercados financeiros. À medida que o patrimônio líquido das famílias atingiu um novo recorde, estima-se que centenas de milhares de empresas fecharam permanentemente.

Desta forma, mais de 10 milhões de americanos sem emprego e quase três vezes mais passando fome à noite. Mesmo com a nova administração democrática planejando buscar trilhões de dólares de gastos adicionais para complementar a cobiça do mês passado.

Veja também: Novo presidente americano inicia mandato não cumprindo promessas

Provavelmente não houve melhor época para ser rico na América do que hoje. disse Peter Atwater, professor adjunto da William & Mary que popularizou a noção de uma recuperação em forma de K para descrever a divisão total nas fortunas econômicas.

Contudo, muito do que os legisladores fizeram foi permitir que os mais ricos se recuperassem mais rapidamente da pandemia. Economista do pacote de alívio alerta para as terríveis consequências sociais e políticas do dramático alargamento da lacuna entre os que têm e os que não têm.

Nos últimos 10 meses, as pessoas de renda mais alta têm, relativamente falando, se saído muito bem. O emprego para o quartil superior de trabalhadores – aqueles que ganham mais de 60.000 dólares por ano – já se recuperou acima dos níveis de um ano atrás.

Contudo, de acordo com dados do Opportunity Insights, um instituto de pesquisa apartidário com sede na Universidade de Harvard. E à medida que os bloqueios se apoderavam da nação, milhões de pessoas. Especialmente aquelas no topo da escala socioeconômica da América, foram capazes de redirecionar o dinheiro que de outra forma teriam gasto em coisas como entretenimento, jantares e viagens para economizar ou, melhor ainda, investimentos.

Para muitos, valeu a pena. Graças aos esforços do Fed para sustentar a economia, as ações dos Estados Unidos subiram para níveis recordes após o surto. Enquanto os títulos no ano passado subiram mais em mais de uma década.

No entanto, se sua riqueza for capturada por ativos financeiros, você estará de volta ao normal imediatamente”, disse Amanda Fischer, diretora de políticas do Washington Center for Equitable Growth. “São as pessoas de renda mais baixa que nem mesmo precisam declarar impostos que têm a maior barreira para escalar.”

Contudo, à medida que suas contas de investimento inflavam, os americanos abastados receberam outro presente. As taxas de hipotecas, impulsionadas em grande parte pelas mesmas forças que enviaram as ações a alturas vertiginosas, despencaram para o menor nível já registrado.

Proprietários de casas, especialmente aqueles com pontuação de crédito impecável, têm aproveitado. Os refinanciamentos aceleraram ao máximo em quase duas décadas, de acordo com dados da Fannie Mae, permitindo que milhões de mutuários reduzissem seus pagamentos mensais.

Ficando para trás para aqueles do outro lado do espectro, as coisas são muito diferentes. O emprego para o quartil inferior de trabalhadores americanos – aqueles que ganham menos de 27.000 dólares por ano – permanece mais de 20% abaixo dos níveis de janeiro de 2020.

No mês passado, quase 30 milhões de adultos viviam em lares onde não havia o suficiente para comer, de acordo com a Pesquisa de Pulso Doméstico do Bureau do Censo dos EUA, um aumento de 28% desde antes da pandemia.

Na Louisiana, o estado mais afetado, uma em cada cinco pessoas enfrenta agora a escassez de alimentos, mostra a pesquisa, com os números sendo ainda mais terríveis entre os negros americanos. Milhões estão ocupados tentando descobrir como manter suas casas, em vez de pedir dinheiro emprestado. Mais de um terço dos adultos norte-americanos que vivem em famílias que não pagaram aluguel ou hipoteca estão propensos a enfrentar despejo ou execução hipotecária nos próximos dois meses, de acordo com a pesquisa do Census Bureau de dezembro.

Como o lançamento das primeiras vacinas Covid-19 instila mais otimismo nos mercados financeiros, muitos mutuários que lutam com dívidas estão achando mais difícil do que nunca ver um caminho para a recuperação, mesmo após as medidas de alívio adicionais aprovadas pelo Congresso em dezembro.

“As pessoas simplesmente sentem que estão chegando ou no fundo do poço”, disse Bradford Botes, diretor da firma de advocacia de falências Bond & Botes em Birmingham, Alabama. “Estamos ouvindo muito mais desesperança.” Botes disse que para muitas das pessoas que sua empresa prestou consultoria em todo o Alabama, Tennessee e Mississippi, os benefícios de desemprego do governo e os cheques de estímulo simplesmente não são suficientes.

“Esse dinheiro era usado pelas pessoas apenas para sobreviver”, disse ele. “O estímulo adicional não foi suficiente para fazer qualquer tipo de diferença para o americano médio.” ‘Encanamento enferrujado’ Para ser claro, os pacotes fiscais aprovados por Washington estão entre os maiores que o país já viu e, em grande parte, têm como alvo os mais necessitados do país.

Em coordenação com o estímulo monetário, eles sem dúvida ajudaram muitos americanos a permanecerem empregados e a colocarem comida na mesa. Ainda assim, a crescente desigualdade econômica que acompanhou esses esforços ilustra as limitações da resposta, de acordo com os críticos.

Ao facilitar as condições de crédito por meio do Fed, os legisladores foram capazes de apoiar rapidamente grandes corporações e indivíduos mais ricos. Mas distribuir ajuda para empresas menores e trabalhadores de baixa renda acabou sendo muito mais desafiador. Atrasos na prestação de assistência, bem como confusão em torno de regras e critérios de elegibilidade, atrapalharam muitos desses programas.