Samarco deve ser nova aquisição da CSN

Lucro da CSN supera R$ 5 bilhões após IPO de mineração COPEL RADAR
Patrocinado

Samarco deve ser nova aquisição da CSN. A CSN contratou a empresa de reestruturação RK Partners para elaborar a proposta de compra do controle da Samarco, disse a fonte, pedindo anonimato para divulgar discussões privadas.

Desta forma, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está elaborando uma oferta de aquisição da Samarco Mineração, que será apresentada ao juiz do tribunal de falências que supervisiona a reestruturação da dívida da mineradora, disse uma pessoa com conhecimento do assunto.

Petrobras tem dia volátil e fecha estável com pedido de demissão

Entretanto, um acordo pode não ser fácil, segundo a fonte, devido aos passivos da Samarco relacionados ao desastre de 2015 na cidade de Mariana (MG), quando uma barragem com rejeitos da operação de mineração estourou e causou destruição do solo, contaminação do rio, prejuízo às comunidades ribeirinhas e 19 vítimas fatais.

E assim, acionistas que se comprometeram a pagar pelos danos podem resistir a qualquer proposta de abrir mão do controle de operações da Samarco enquanto mantém essa responsabilidade.

Reestruturação do Inter e estreia na bolsa americana

Segundo fontes, a RK Partners está entrando em contato com os donos da Samarco, a Vale e a BHP, assim como com os sindicatos e credores financeiros, disse a fonte.

Embora BRF tenha grande potencial de valorização analista vê desafios