Patrocinado

Antony Blinken, o Secretário de Estado dos EUA, desembarcou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, para diálogos estratégicos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião, agendada para a próxima quarta-feira, 21 de fevereiro, surge em um momento de grande tensão diplomática, alimentada por comentários controversos de Lula sobre o conflito Israel-Hamas.

MAIS: Temendo reunião popular na Paulista, PT recorre ao MP para proibir ato público constitucional

Lula, em declarações antissemitas, comparou o embate na Faixa de Gaza ao Holocausto, chamando a ação israelense de “genocídio”. Tais palavras provocaram um rebuliço, levando Israel a declarar Lula “persona non grata”, aguardando um pedido de desculpas.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqu

SAIBA: Escola de samba suspeita de envolvimento com PCC captou R$ 2,1 milhões com Lei Rouanet

Lula não mencionou as atrocidades dos terroristas do Hamas assando bebês em forno, entre outras. Nem mesmo que Israel está utilizando apenas seu direito de defesa após os ataques terroristas.

Blinken, de ascendência judaica e com laços pessoais ao Holocausto, tem sido uma voz de apoio a Israel, especialmente após o início do conflito com o Hamas. Durante uma visita a Tel Aviv, ele reiterou o compromisso americano com a segurança de Israel, ecoando a postura do presidente Joe Biden de um “apoio inabalável”.

MAIS: Pedido de impeachment de Lula após fazer declarações contrárias aos brasileiros conta com mais de 90 assinaturas em menos de 24h

Esta visita a Brasília de Blinken, portanto, não só aborda questões bilaterais, mas também se desdobra sob o pano de fundo de uma diplomacia delicada, com temas como a presidência brasileira no G20 e a transição para energias limpas em pauta.

Blinken, após sua agenda com Lula, seguirá para o Rio de Janeiro, e posteriormente para Buenos Aires, enfatizando a importância da América Latina na geopolítica atual.

LEIA: Pedido de impeachment de Lula após fazer declarações contrárias aos brasileiros conta com mais de 90 assinaturas em menos de 24h