Patrocinado

STF beneficia Zanin com manobra do regimento. As manobras dos ministros Edson Fachin e Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal (STF) devem ajudar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicar o advogado Cristiano Zanin para a Corte.

O movimento dos ministros pode facilitar o caminho de Lula, diminuindo a preocupação da classe política com a indicação do seu advogado pessoal, segundo informou a coluna da Malu Gaspar, publicada nesta quarta-feira, 10, no jornal O Globo.

SAIBA: Moraes censura nota de opinião do Telegram que pede a população para conversar com deputados

Dias Toffoli
O primeiro movimento foi de Dias Toffoli. Na semana passada, o ministro decidiu mudar para a Segunda Turma do STF, para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

Desse modo, o advogado pessoal de Lula iria para a Primeira Turma, caso indicado, evitando que fosse parar no colegiado responsável pelos casos da Lava Jato, que o tornaria impedido de julgar os processos.

MAIS: Estadão pede cassação de decisão de Moraes. Mesmo sendo beneficiado pelo PL das Fake News

Edson Fachin
O ministro Edson Fachin foi designado pela presidente do STF, Rosa Weber, para cuidar interinamente da ação da “Vaza Jato” — que estava sob relatoria de Lewandowski.

SAIBA: Ministro do STF manobra e livra Ministro da Casa Civil de Lula de processo do Consorcio Nordeste, entenda

O ex-ministro atendeu aos pedidos de Zanin em nome de Lula e anulou o uso dos sistemas de registro de propina da Odebrecht como prova nas ações da operação. Até agora, 62 pedidos de extensão já foram apresentados por investigados interessados em obter no Supremo o mesmo benefício já conseguido pelo presidente.

No entanto, Fachin decidiu descumprir a ordem de Weber — e o regimento da Corte — e preferiu enviar a ação diretamente a Toffoli.

Em seu despacho, Fachin argumentou que, como Toffoli assumiu a vaga na Segunda Turma, deveria assumir essa ação.

LEIA: Banido da China por Xi Jinping, como está o homem que foi o mais rico do país

Só que o regimento do Supremo diz claramente que os casos de um ministro que se aposenta devem ir para aquele que assume sua vaga. Naturalmente, o indicado de Lula receberia o caso.

Assim, Fachin se eximiu de cuidar do caso e ajudou a blindar Zanin de futuros impedimentos, já que ele teria de se declarar impedido de julgar uma ação que ele mesmo apresentou à Suprema Corte, em agosto de 2020.

ENTENDA: Telegram afirma que “democracia está em risco no Brasil”