Patrocinado

Zema e Boston Metal anunciam investimento de R$ 573 milhões em aço verde para MG. O governo do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou na última semana um acordo com a Boston Metal, empresa que vai investir R$ 573 milhões em uma planta industrial de aço verde na cidade de Coronel Xavier Chaves, região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais.
A unidade será responsável pela extração de metais e ligas a partir de rejeitos de minério, utilizando um processo chamado eletrólise de óxido fundido, que dispensa o uso de carvão ou combustíveis fósseis, já que utiliza apenas eletricidade.

SAIBA: Moraes censura nota de opinião do Telegram que pede a população para conversar com deputados

De acordo com informações divulgadas pelo governo, a expectativa é que a planta gere mil empregos diretos e indiretos até 2026, quando deve operar em escala comercial. Atualmente, a planta está em fase de implementação e deve ser inaugurada no segundo semestre deste ano, iniciando a produção em pequena escala em 2024 e aumentando gradualmente nos próximos anos.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

Embora a planta esteja sendo desenvolvida para beneficiar os rejeitos de mineração de tântalo e nióbio, a empresa afirma que o processo pode ser utilizado em resíduos de qualquer mineração.
O investimento da Boston Metal reforça sua posição de liderança no desenvolvimento de tecnologias de aço verde, fortalecendo sua presença no mercado nacional e gerando novas oportunidades de emprego para a população local.

VEJA: Ministro do STF manobra e livra Ministro da Casa Civil de Lula de processo do Consorcio Nordeste, entenda

Segundo o CEO da empresa, Tadeu Carneiro, “o investimento em uma planta de aço verde é uma forma de impulsionar a economia do país e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente, uma das principais preocupações da nossa empresa. É uma iniciativa alinhada aos nossos valores e compromissos com a sustentabilidade”.

O setor siderúrgico é um dos mais impactantes para o meio ambiente, uma vez que o processo de produção do aço tradicional é responsável por uma grande emissão de gases de efeito estufa.
Por isso, a tecnologia de aço verde, que utiliza processos mais sustentáveis e limpos, é cada vez mais valorizada pelo mercado e pelas organizações que buscam aliar crescimento econômico à responsabilidade socioambiental.

LEIA: Governo federal cria página de apoio ao MST

A Boston Metal é uma empresa líder no desenvolvimento de tecnologias de aço verde e tem como objetivo transformar a indústria siderúrgica utilizando novos processos mais limpos e sustentáveis, reduzindo drasticamente as emissões de carbono e promovendo um modelo de produção mais responsável. O investimento na planta de Coronel Xavier Chaves é mais um passo importante na concretização dessa visão.

Com a inauguração da planta prevista para o segundo semestre deste ano, a Boston Metal reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, contribuindo para a geração de empregos e para a redução do impacto ambiental na região.

ENTENDA: MPF afirma não haver indícios de improbidade administrativa de Ibaneis Rocha e Anderson Torres