Patrocinado

STF devolve passaporte a engenheiro condenado na Lava Jato. O engenheiro Sérgio Souza Boccaletti, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro durante a Operação Lava Jato, teve seu passaporte devolvido pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (9). Ele trabalhava na Petrobras e foi acusado de pagar propinas nas obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

A decisão dos ministros foi unânime e se deu no julgamento de embargos de declaração em um habeas corpus pedido pela defesa de Boccaletti.

MAIS; Ministro do STF manobra e livra Ministro da Casa Civil de Lula de processo do Consorcio Nordeste, entenda

LEIA: STF beneficia Zanin com manobra do regimento

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. 

De acordo com o voto do ministro Gilmar Mendes, a manutenção das restrições do uso do passaporte e de viagem ao exterior é “desproporcional e incompatível com o estágio do processo, com o comportamento das partes e com as possibilidades de cooperação penal internacional plenamente acionáveis”.

SAIBA: JBS tem prejuízo de R$ 1,45 bilhões no 1º trimestre

Inicialmente, o relator do processo, Edson Fachin, havia se declarado contra o pedido, mas, após o voto de Mendes, decidiu rever sua posição para aceitar a revogação da medida cautelar. O ministro Nunes Marques, por sua vez, registrou em seu voto que a medida já durava mais de quatro anos.