Patrocinado

Entenda como funciona a subscrição de ações

Todo acionista tem direito a subscrição de ações, quando a empresa lança novas ações no mercado. É a forma usada pelas empresas para emitir novas ações ao mercado, geralmente com objetivo de captar recursos para ampliar sua capacidade produtiva. Subscrever ou negociar seu direito – saiba como.

Os acionistas tem prioridade para comprar estas ações, mas não são obrigados a exercer este direito de compra.Se o acionista não quiser adquirir as ações a que tem direito poderá vender este direito a outra pessoa.

Como realizar a subscrição ou negociar seu direito

Para exercer seu direito basta informar seu interesse pela subscrição a sua corretora, onde as ações que já possui estão alocadas. Não se esqueça de observar as orientações de prazos e procedimentos da corretora.

Se pretende negociar  seu direito basta fazê-lo através do home broker da corretora. Para isto basta usar o código de negociação do direito. Quem tiver ações ordinárias deverá usar o código de negociação do ativo com final 1. Para os acionistas das ações preferenciais será necessário usar o código de negociação com final 2. Veja o exemplo:

Neste exemplo imagine que as ações que você tem direito a negociar a subscrição sejam da Vale. Se suas ações  são ordinárias, Vale3, para negociar os direitos de subscrição pelo home broker deverá usar o código Vale1. Os acionistas de ações preferenciais, Vale5, deverão de usar o código Vale2. Para vender o seu direito de subscrição para outro investidor, basta selecionar venda no home broker, preencher o código adequado conforme exemplo, colocar a quantidade, preço e senha eletrônica para o envio da ordem. As ações de subscrição são colocadas na custódia do acionista, por isso você pode negociá-la no home broker.

A corretagem e emolumentos para negociar os direitos são os mesmos praticados na compra ou venda de ações. Caso o valor da venda seja inferior ao somatório dos custos operacionais, não será bom negócio negociar o direitos de subscrição. O ideal é subscrevê-las, ou seja, compra-las.

É importante saber que após o período de subscrição o preço das ações sofrem um ajuste com base no preço médio. As siglas das ações subscritas também mudam para a sigla padrão da ação após o período de subscrição.

Aprendeu um pouco mais sobre o mercado de ações e renda variável? Que tal curtir o portal, e porque não compartilhar o conhecimento com os amigos? Cadastre-se para estar sempre atualizado sobre o mundo e as possibilidades que envolvem o dinheiro.