Vantagens e pontos negativos do Pix parcelado

Pix tem limite ampliado pelo Banco Central débito automático
Patrocinado

Vantagens e pontos negativos do Pix parcelado. o PIX já se consolidou como a alternativa mais utilizada para transações financeiras, sendo que, desde o fim de 2021, o Banco Central registra mais de 1 bilhão de transações todo mês.

Entretanto, recentemente, algumas instituições financeiras começaram a oferecer a modalidade de PIX parcelado. No entanto, apesar dos atrativos, algumas desvantagens devem ser consideradas antes que qualquer pessoa opte por utilizá-lo.

E assim, a nova modalidade se une a outras possibilidades do PIX, como o cobrança.

Pix errado entenda como resolver o problema

Porém, a novidade do PIX parcelado amplia a capacidade de compra, mas também gera riscos a médio e longo prazo, além dos juros.

Desta forma, quem recebe a transferência PIX, recebe o valor integral, enquanto quem enviou pode pagar as parcelas ao longo dos meses, em um formato parecido com o cartão de crédito ou empréstimo pessoal.

Desta forma, funciona como uma solicitação de “adiantamento” ao banco, que disponibiliza o valor total para a transferência e, seguindo as condições de juros e parcelas de cada instituição, o cliente paga ao longo do tempo.

Portanto, cada instituição financeira tem a possibilidade de operar as condições do PIX parcelado da sua maneira. O Santander, por exemplo, segue as condições de contratação de crédito, permitindo parcelamento em até 24x, sujeito à juros e parcelas a partir de R$ 5.

Commodities podem levar Ibovespa a 135 mil pontos para analista

No entanto, especialistas em educação financeira explicam que a alternativa do PIX parcelado]é uma vantagem adicional, mas é preciso ter muito cuidado com isso, porque facilmente as pessoas podem perder controle sobre seus orçamentos. Isto porque, o PIX parcelado também é uma categoria de operação em que o banco disponibiliza crédito ao cliente. Ou seja, se o valor não é “pago”, esse cliente pode entrar no cheque especial com juros extremamente elevados.

Contudo, o PIX parcelado pode valer a pena desde que o desconto do pagamento à vista supere o valor total que será pago levando em conta os juros.

Entenda como declarar Renda Fixa no Imposto de Renda

Ou seja, é importante que a pessoa calcule quanto terá de abatimento ao fazer o pagamento à vista e quanto efetivamente terá que pagar ao banco, levando em conta os juros.

Por fim, é fundamental viver de acordo com o dinheiro que você tem, não se endividando, não empurrando para o futuro obrigações para conseguir algo hoje, Esta é uma máxima da educação financeira.