Passo a Passo para Criar seu Planejamento Estratégico. Conhecer o mercado que se vai atuar é extremamente importante. Uma forma de avaliar as condições externas e internas é através da análise SWOT.
Em tradução S é a força, W é fraqueza e oportunidade mais ameaça respectivamente O e T. Em outras palavras você precisa avaliar os pontos fortes de sua empresa. O mesmo deve ser feito para detectar as fraquezas do negócio. Verifique as oportunidades que suas forças lhe proporcionam. Além das ameaças que suas fraquezas poderão lhe render.
É importante, não se esquecer de avaliar o ambiente externo geral que pode influenciar o andamento do negócio. Em outras palavras verifique a taxa de inflação, aumentos de impostos, salários, entre outros. Se houver impacto em sua atividade, direta ou indiretamente, avalie com mais cuidado
Defina as Metas do Negócio
Sua meta em outras palavras é seu primeiro objetivo, e precisa ser possível. As metas também precisam ser a curto, médio e longo prazo. Dê preferência para as metas que pode quantificar. Como por exemplo faturamento de 40%, entre outros.
Fique atento a meta estipulada versus o tempo para atingi-lá. Se sua meta é aumentar o faturamento em 10% em 6 meses é bem diferente de tornar-se referência principal em seu mercado no mundo. Pois isto certamente levará anos.
Quer saber como funciona o plano de negócios? Preparamos as diretrizes para lhe orientar.
Este trabalho inicial envolve muitos pontos a serem definidos. Por isso, é essencial contar com uma equipe que participe ativamente do processo. Por exemplo, um brainstorming pode ser uma boa ideia. É importante que as ideias sejam registradas e posteriormente organizadas de forma objetiva.
A Liderança
Em meio a muitas ideias incertas vem o papel do líder. Ele precisa organizar as propostas, principalmente nas partes mais sensíveis. É necessário cuidar dos custos e o tempo para execução. Depois disto, deixe pronta a montagem de um cronograma assim que definidas as etapas.
A materialização de todo plano de ação que esta sendo construído precisa ser assegurada e colocada em prática. Aqueles que estão na liderança precisam se encarregar de garantir as condições para que o planejado saia conforme proposto.
Ferramenta Facilitadora
Neste momento existe uma ferramenta que pode auxiliar muito o processo. Ela se chama Balanced Scorecard, que também pode ser aplicado em outras etapas ao longo do plano de negócios. Em outras palavras, esta ferramenta facilita o alinhamento da realidade da empresa com o que esta planejado.
Por exemplo, o Balanced Scorecard é como se fosse um elo, ligando o planejamento às atividades operacionais da empresa. Nós preparamos uma material explicando melhor o uso desta ferramenta acompanhe aqui.
Agora que já esta tudo no cronograma, é começar a a por a mão na massa. Hora de realizar as ações previstas. Além de manter o acompanhamento dos resultados. Com em todos os outros momentos, a presença dos líderes é decisiva para elevar a moral dos colaboradores. Acima de tudo, isto cria mais engajamento com a empresa.
No entanto, o mercado, a concorrência e outros fatores podem não se comportar conforme o esperado. É ai que entra a etapa de adaptar novas estratégias para uma realidade diferenciada.
Tenha em mente, que as coisas podem não sair exatamente como o planejado. Como já existe todo um planejamento e objetivos detalhados, fica fácil descobrir o que precisa ser mudado. Em ajuste as coordenadas e siga em frente em busca de seu destino.
Neste post nós colocamos para você um exemplo de planejamento estratégico a seguir. Se precisar de maior suporte entre em contato conosco.