Patrocinado

As maiores altas do Ibovespa no ano. O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, teve destaque positivos, como a distribuição recorde de dividendos e número de investidores nunca visto.

Contudo, no ano o dólar acumula alta de 9,49% em relação ao real brasileiro. Já a cotação do minério de ferro, mesmo que tenha caído, atingiu a máxima histórica de US$ 235,55 em 12 de maio deste ano, segundo preço na Bolsa de Valores de Dalian, principal comercializadora da commodity. Em comparação, o minério começou dezembro cotado a cerca de US$ 100.

Por esta razão, das empresas do índice Bovespa que acumularam ganhos este ano, as principais conseguiram aproveitar a valorização do dólar. Fato que favorece o ciclo de exportações e a alta do mercado de commodities, em especial as minerais, como petróleo e minério de ferro, e agropecuárias.

B3 confirma entrada de 3R Petroleum e Positivo

Além disto, o setor dos frigoríficos, grupo que inclui a Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3) foi favorcido pelo câmbio em 2021, e o cenário para estas empresas é mais positivo que o do setor de mineração uma vez que a tendência é que os preços sigam em alta, segundo alguns analistas.

No entanto, analistas acreditam ser difícil que se repita em 2022 o mesmo cenário favorável que foi visto em 2021 para as empresas de petróleo, gás e minério. Desta forma, fazem parte deste grupo a petroquímica Braskem (BRKM5), a petroleira Petrorio (PRIO3), o grupo Gerdau (GGBR3, GGBR4 e GOAU4), entre outras.

PetroRio é a estrela da semana na B3 porque investir?

E assim, existem os ruídos eleitorais, que devem crescer durante 2022, a tendência é de os investidores olharem mais para os papéis de exportadoras, que têm uma receita dolarizada e que não dependem do crescimento econômico brasileiro. Por outro lado, os bons resultados da Petrorio, outra petroleira destaque do Ibovespa, vêm da otimização do portfolio de exploração e da possibilidade de a empresa levar os campos Albacora e o Albacora Leste, o que deve praticamente dobrar a capacidade de produção da companhia.

As ações com pior desempenho em 2021

E ainda, a Braskem foi influenciada positivamente pelo câmbio favorável, dividendos robustos, resultados operacionais recordes, bem como a confirmação de venda das ações que estavam sob controle da Novonor, o que destravaria valor significativo da empresa.

Em termos de valorização no ano a Embraer (EMBR3) foi a campeã com +135,25%, veio seguida pela Braskem (BRKM5) com +133,43%, uma diferença bem apertada. A Marfrig (MRFG3) valorizou +64,30%, seguida pela JBS (JBSS3) +61,75%. Uma novidade para o Ibovespa que paga dividendos sem desconto de IR a PetroRio (PRIO3) que rendeu +45,46% em 2021, logo vem atrás a Gerdau PN (GGBR4) +33,15%. E as quatro últimas da lista a Metalúrgia Gerdau (GOAU4) +29,67%, Méliuz (CASH3) +29,26%, Cosan (CSAN3) +18,44% e a Cemig (CMIG4) +15,47%.