Bitcoin pode ser a número um no futuro aponta Citibank

Bitcoin pode ser a número um no futuro aponta Citibank
Patrocinado

Bitcoin pode ser a número um no futuro aponta Citibank. Contudo, a afirmação faz parte de um relatório que a instituição publicou. O Citibank lançou um relatório completo a respeito do Bitcoin. Intitulado “Bitcoin at the tipping point“. O banco faz uma análise sobre o futuro e o potencial da criptomoeda. Uma das principais comparações é do momento de alta atual com o ocorrido em 2017.

Portanto, em suas análises de longo prazo o banco trata da posição do Bitcoin nos próximos sete anos. E assim, a criptomoeda pode vir a ser uma importante moeda de comércio mundial.

Bitcoin no mercado convencional

O Citibank ressaltou o grande número de empresas aderindo ao Bitcoin. Além disso, ele cita a diversidade desse movimento. O Bitcoin tem sido tanto um meio de pagamento quanto um investimento. Por esta razão, a criptomoeda já está se tornando popular. E para o Citibank, esse é um grande passo rumo a uma adoção geral do Bitcoin.

Entretanto, o relatório aponta a vantagem do Bitcoin nos pagamentos globais, incluindo seu design descentralizado. Além da ausência de exposição em moeda estrangeira, transferências rápidas (e potencialmente mais baratas), canais de pagamento seguros e rastreabilidade. Isso, combinado com o alcance global e a neutralidade do Bitcoin, pode estimulá-lo a se tornar a moeda de referência para o comércio internacional, explica o Citibank.

Ethereum bate 2 mil dólares pela primeira vez

Esta é a segunda análise feita pelo Citibank sobre o Bitcoin em 3 meses. Em novembro de 2020, o analista do banco, Tom Fitzpatrick, afirmou que o Bitcoin poderia disparar de preço nos próximos 12 meses.

Desvantagens e riscos existem

Embora o banco esteja bastante confiante com a criptomoeda, aponta de nem tudo são flores. Em seu relatório o Citi também lista os riscos e razões que podem fazer a criptomoeda fracassar. Desta forma, uma desvantagem é o risco de que outras criptomoedas possam substituir o Bitcoin. Com base nessa hipótese, o relatório dados sobre valor de mercado do Bitcoin e de outras criptomoedas.

No entanto, a afirmação de vale da análise de que o valor de mercado do Bitcoin aumentou 2,70x em 2020. Porém, o valor de mercado de outras criptomoedas, em conjunto, cresceu 3,75x durante o mesmo período. Por esta razão, o Citibank, entende que a participação do Bitcoin no mercado está diminuindo. Em 2019, o Bitcoin representava 69% do valor de mercado total. Em 2020, o número caiu para 62%.

Veja também: Bitcoin pode substituir ouro como reserva diz autoridade

Contudo, existe também o meio termo, aquele que o pode ser bom ou ruim. Isto porque, o Bitcoin também pode ser vítima do ambiente macroeconômico.

Entretanto, o relatório sugere que uma das razões pelas quais os investidores institucionais estão comprando o Bitcoin é porque estão convencidos de que ele é uma proteção contra a inflação e a desvalorização da moeda. No entanto, caso uma crise financeira venha a abalar a confiança no Bitcoin, esse cenário poderia mudar. Com isso, o valor da criptomoeda poderia sofrer uma forte queda.