Patrocinado

Calotes derrubam lucro do Itaú Unibanco em 43%. O comunicado aconteceu nesta segunda-feira, 04, o maior banco privado do país informou que seu lucro recorrente do período somou 3,91 bilhões de reais. O que significa uma queda de 43,1% no comparativo anual, e também abaixo da previsão média de analistas consultados pela Refinitiv, de 6,24 bilhões de reais.

Contudo, teve forte queda no lucro do primeiro trimestre, refletindo um salto nas despesas com provisões para perdas esperadas com calotes.

Em decorrência da piora aguda da atividade econômica desde a segunda metade de março, quando governos regionais adotaram medidas de isolamento social para tentar conter a pandemia. Os economistas têm previsto uma disparada nos números de inadimplência, na esteira do aumento do desemprego e das quebras de empresas.

No entanto, o resultado do Itaú Unibanco estendeu a tendência iniciada na semana passada. Quando Bradesco e Santander Brasil reportaram forte queda do lucro trimestral, também devido a maiores provisões para perdas com calotes.

Ainda avaliando os números, o retorno recorrente anualizado sobre o patrimônio líquido do Itaú, uma medida da rentabilidade, teve uma queda de 10,8 %, para 12,8%, o menor nível em vários anos.

Em contrapartida, em fato relevante a instituição também anunciou a suspensão de suas projeções de desempenho para 2020. Isto considerando as incertezas criadas pelo efeito da Covid-19.

O banco classificou o momento atual como “momento de grave crise, cuja natureza não tem precedentes nos últimos cem anos”.