Cemig vai investir mais em energia solar

Cemig mantém lucro alta investimentos em meio a pandemia
GERAL034/CEMIG2.JPG CEMIG (Cemig - Avenida Barbacena, nº 1.200 - Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte) CRÉDITO: Guilherme Dardanhan
Patrocinado

Cemig vai investir mais em energia solar. Nesta segunda-feira, 21, os papéis da Cemig tiveram alta puxadas pelas notícias ligadas a Copel. Por decorrência as comunicações do governo do Paraná, outras estatais estaduais de governos conservadores também tiveram alta.

LEIA AINDA: Por que os papéis da Copel dispararam? Entenda ação do governo

No caso da Cemig outro ponto é que a Cemig se prepara para investir R$ 500 milhões em energia solar por meio de sua subsidiária Cemig SIM. Os recursos vão ser utilizados na construção de 20 usinas fotovoltaicas. Elas serão implantadas em 15 municípios de Minas Gerais, adicionando 70 MWp (megawatts-pico) ao portfólio da empresa.

VEJA AINDA: Estatais de Estados conservadores disparam na B3

Além de a avançar em um modelo de transição energética, a Cemig, CMIG4, também se beneficiaria compensando parte das perdas de clientes da distribuidora para geração distribuída. A informação ainda não foi confirmada pela empresa, porém veiculada pelo Estadão.

SAIBA MAIS: João Dória e ministros do STF juntos em Nova York

Em termos de privatização, a situação de Minas Gerais é um pouco diferente da de São Paulo. Apesar do governador Romeu Zema (Novo) ter sido reeleito no primeiro turno, a alienação de uma empresa estatal no estado necessita ser aprovada por três quintos dos votos da Assembleia Legislativa e em um referendo popular.

A opção de alterar a Constituição do Estado também exigiria uma maioria de três quintos dos votos.

VEJA AINDA: O escândalo da Qualicorp e a relação com Lula e jatinho