Com mais de 1,6 bilhões de estudantes fora da escola desigualdade social deve ser recorde

Com mais de 1,6 bilhões de estudantes fora da escola desigualdade social deve ser recorde
Patrocinado

Com mais de 1,6 bilhões de estudantes fora da escola desigualdade social deve ser recorde, a informação é do Banco Mundial. A atual geração de estudantes corre risco de perder 10 trilhões de dólares em renda ao longo do tempo devido ao fechamento de escolas por causa da pandemia.

Contudo, a estimativa tem como base escolas fechadas por cinco meses, segundo relatório publicado pelo Banco Mundial nesta semana. Existe a preocupação de que a combinação de estar fora da escola e da perda de meios de subsistência da família causada pela Covid-19 também possa tornar garotas particularmente vulneráveis. Piorando ainda mais a exclusão e a desigualdade, especialmente para pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados, informou o Banco Mundial.

Veja também:

Em São Paulo isolamento deve ser responsável pelo fechamento de 40% dos bares e restaurantes na cidade.

Pessoas emocionalmente inteligentes, segundo pesquisadores de Harvard tem 12 características específicas.

Os estudantes que estão sem aula terão ainda menos condições de no futuro concorrer com aqueles que tiveram suas oportunidades de estudo asseguradas neste período de pandemia. O que certamente causará inúmeros reflexos negativos aos países. Mão de obra ainda menos qualificada, conseguente necessidade de ajuda financeira do governo.

No entanto, estima-se que cerca de 7 milhões de estudantes podem abandonar a escola primária e secundária como resultado do choque de renda da pandemia, disse o banco de desenvolvimento.

Em contrapartida, o banco de desenvolvimento pediu a adoção de estratégias de aprendizado remoto para garantir a continuidade dos estudos durante o fechamento das escolas. Inclusive por meio da tecnologia, e pediu a governos a tomada de medidas para reabrir escolas com segurança de acordo com a situação de saúde de cada país.

Entretanto, o Banco Mundial afirmou que a economia global deve registrar a pior retração neste ano desde a Segunda Guerra Mundial. A estimativa é a que que o PIB de países emergentes encolha pela primeira vez em pelo menos seis décadas, reduzindo a renda e deixando milhões de pessoas na pobreza.

No Brasil os reflexos não serão maiores devido ao grande número de alunos nas escolas particulares, que continuam seus estudos normalmente.