Patrocinado

Decisões de Moraes sobre Bolsonaro podem ser derrubadas pelo STF, entenda. Após a Vice-Procuradora Geral da República, Lindôra Araújo, afirmar que o STF, Supremo Tribunal Federal, não é competente para julgar Bolsonaro, o procurador também se manifestou revalidando o parecer. O procurador-geral da República, Augusto Aras, avaliou que o STF pode anular decisões tomadas por Alexandre de Moraes no inquérito sobre as joias de Bolsonaro.

VEJA: Governo Lula propõe imposto do MEI três vezes maior para aumentar arrecadação

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Governo apresenta dados contraditórios e some com 223 mil na fila de espera do SUS

Segundo Aras, o tema deverá ser levado ao plenário da Suprema Corte, composto por 11 ministros, embora ainda sem data estipulada. A entrevista foi concedida ao Metrópole.

Augusto Aras explicou o ponto de vista da Procuradoria-Geral da República: Bolsonaro, após deixar a Presidência, não teria prerrogativa de foro e, consequentemente, não deveria ser julgado pelo STF. Esta perspectiva também foi apoiada anteriormente por Lindôra Araújo, vice-PGR. (VEJA VÍDEO)

MAIS: Bolsonaro entrega extratos bancários ao STF de forma espontânea

Fazendo um paralelo, Aras destacou que as ações de Alexandre de Moraes podem encontrar destino similar às de Sergio Moro na Operação Lava Jato. Citando parte de sua entrevista, o procurador-geral afirmou: “Se houver prerrogativa de foro, os atos são considerados válidos. Mas, se o STF entender que não há foro, os atos poderiam ser vistos como feitos por um juiz incompetente. Assim, o Supremo poderia invalidar as ações, como ocorreu no caso da Lava Jato com Moro”.

SAIBA: Após aumento do imposto MEI Lula anuncia novo Ministério

Aras concluiu enfatizando a importância de seguir os trâmites jurídicos e processuais. Ele disse: “A realidade é que, quando atos questionáveis são aceitos sem o devido registro, precisamos avaliar as consequências. A colega Lindôra já se manifestou sobre a ausência de prerrogativa de foro. Portanto, é o plenário da Suprema Corte que decidirá. E, ao fazer isso, poderá corrigir possíveis erros. A decisão final cabe ao plenário do STF”.

É importante lembrar que em breve Lula decidirá se mantém os mesmos procuradores na PGR, ou indica novos.

VEJA: Lula afirma que Parlamentares não representam o ‘povo trabalhador’