Patrocinado

Os irmãos Batista, donos do grupo J&F, voltaram a ser figuras próximas ao centro do poder. Ao menos, é o que mostram os últimos acontecimentos relacionados a negócios em que figuram o grupo econômico e o Executivo. A família Batista voltou a ser beneficiada em decisões no Congresso Nacional e na Esplanada dos Ministérios, mas dessa vez o alvo é o setor de energia.

VEJA: Governo Lula vai comprar energia mais cara da Venezuela através de Irmãos Batista

A importação de energia da Venezuela para abastecer o estado de Roraima vai ficar por conta da Âmbar Energia, braço do grupo J&F no setor. OS preços a serem praticados pela empresa, no entanto, são até oito vezes mais altos que os praticados antes da interrupção do negócio em 2019.

LEIA: Saiba quem são os senadores que apoiaram Flávio Dino ao STF

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Argentina para reduzir gastos públicos anuncia venda de carros e aviões da frota presidencial

A revista Piauí teve acesso a documentos que corroboram a percepção de que não houve simples coincidência no negócio.

“A documentação do caso mostra que a Âmbar está participando das tratativas ao menos desde março. No começo daquele mês, a empresa de Joesley enviou uma primeira carta ao Ministério de Minas e Energia avisando sobre o início das negociações comerciais com a empresa venezuelana. O governo brasileiro mencionou pela primeira vez a intenção de comprar energia do país vizinho em maio, mas nunca citou as conversas com a Âmbar“, aponta a publicação.

MAIS: Confraternização de ministros do STF e Lula tem forte esquema de segurança

A proposta oficial da Âmbar ao governo só apareceu no mês seguinte à publicação de um decreto do presidente Lula autorizando o Brasil a comprar energia da Venezuela. O governo defende a medida comparando o preço da energia à obtida pelas termelétricas responsáveis pelo abastecimento do estado atualmente.

No entanto, o fato de a movimentação da companhia em favor do negócio ser do conhecimento do Ministério de Minas e Energia reforça a necessidade de se colocar mais luz sobre a transação.

LEIA: Mesmo com aumento de impostos arrecadação cai abaixo de 2022

A Âmbar foi a única a se apresentar para o processo de autorização da importação. “É de se estranhar que não haja concorrência em um negócio aparentemente tão lucrativo”, apontava o texto. Talvez não seja tão difícil de explicar.

SAIBA: Brasil precisa reduzir gastos públicos, não tem espaço para aumentar impostos, afirma Campos Neto