Empiricus é Empresa de Conteúdo Não é Especialista em Investimentos

Empiricus é Empresa de Conteúdo Não é Especialista em Investimentos
Patrocinado

Empiricus é empresa de conteúdo não é especialista em investimentos. Esta afirmação é da própria empresa em processo que corre na justiça. O processo foi movido contra a empiricus pela CVM, Comissão de Valores Mobiliários.

O processo é referente a uma denúncia da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, Apimec. A empiricus se descredenciou dos órgãos reguladores do mercado financeiro no ano passado. De acordo com a Associação os relatórios vendidos pela empiricus só podem ser emitidos por profissionais credenciados.

A empiricus agora se intitula como imprensa que produz e vende boletins e não análise de investimentos. A exemplo, os concorrentes da empresa no mercado são Levante, Eleven Financial e Suno Research, todos credenciados como analistas de investimentos junto aos órgãos competentes.

O processo também inclui denúncia de investidores sobre anúncios e relatórios fornecidos pela empiricus. Segundo os reclamantes o material pode induzir os investidores a erro.

Entretando a empresa também sofreu reclamação recente do Conar, Conselho de Autoregulação Publicitária. Além de receber multa do Procon superior 40 mil reais.

Por isso, o fato é extremamente relevante ao investidor que consome os relatórios da empresa. Muitos acreditavam que a empresa trabalhava como especializada, e oferecia uma espécie de “consultoria” com credencial. No entanto, a empresa mesmo esta se isentando desta função.

Acima de tudo, a CVM também busca na justiça o fornecimento de senha do conteúdo restrito que a empresa vende. O objetivo é auditar o conteúdo para de fato verificar se a empresa se utiliza de prática ilegal. De acordo com o andamento do processo até o momento existem indícios de ilegalidade.

A empiricus teve recentemente um de seus ex-sócios preso nos Estados Unidos por crime contra o sistema financeiro americano, entre outras acusações.