Gigante investidora de cripto vai lançar IPO de 350 milhões de dólares

Gigante investidora de cripto vai lançar IPO de 350 milhões de dólares
Membro fundador da Ribbit Capital- Meyer “Micky” Malka
Patrocinado

Gigante investidora de cripto vai lançar IPO de 350 milhões de dólares. A Ribbit é uma empresa de capital de risco com foco em fintechs.

A gigante é investidora em empresas como Coinbase, Chainalysis e Robinhood. Ela entrou com pedido de uma oferta pública inicial, IPO, na sigla em inglês. O montante de 350 milhões de dólares é para sua empresa de aquisição para propósitos específicos (SPAC).

Entretanto, SPACs são empresas que arrecadam dinheiro via IPOs para adquirir outras empresas e torná-las negociáveis em bolsa. Algo que em geral ocorre em um período de dois anos.

Contudo, no caso da Ribbit sua SPAC é chamada de Ribbit LEAP. Esta empresa é recém-criada e deve se fundir ou adquirir uma empresa existente.

De acordo com o pedido enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) nessa terça-feira, 25. A Ribbit LEAP deve selecionar um parceiro de atividades comerciais.

As SPACs

No entanto, é importante entender que as ofertas de SPACs são tendência nos últimos anos. E apresentam apenas neste ano até agora uma arrecadação de mais de 32 bilhões de dólares. Já no ano passado a arrecadação foi de 13,6 bilhões de dólares, segundo dados da SPAC Research.

No entanto a operação deverá ser coordenada pela JPMorgan Chase. Ela é a única “bookrunner”, ou seja, coordenadora da IPO.

De acordo com a proposta ela tem a opção de emitir 15% mais ações para totalizar o capital em 402,5 milhões de dólares.

A Ribbit LEAP afirma que tem planos de listar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), mas ainda não escolheu qual será seu ticker.

Segundo primeiras informações, a Ribbit LEAP deve oferecer 35 milhões de unidades a 10 dólares cada na IPO para arrecadar 350 milhões de dólares. Cada unidade consiste em uma ação e equivale a um quinto dos direitos, exercíveis a 11,50 dólares.

Entretanto, vale lembrar que a Ribbit tem grandes empresas em seu portfólio. Entre elas Brex, CreditKarma, Cross River Bank (CRB Group), Figure Technologies, Revolut e Upgrade, dentre outras.

A empresa foi fundada em 2012 por Meyer “Micky” Malka. Através do tempo a Ribbit Capital construiu um portfólio de mais de 75 empresas públicas e privadas.

Por enquanto, o que existe é apenas especulação sobre a possibilidade da Ribbit LEAP adquirir empresas cripto.

Neste mesmo período outras grandes empresas cripto como Coinbase e BlockFi já estão planejando enviar seus próprios pedidos de IPO.