Zona Franca de Manaus não deve ser atingida pela Reforma Tributária

Zona Franca de Manaus não deve ser atingida pela Reforma Tributária
Patrocinado

Zona Franca de Manaus não deve ser atingida pela Reforma Tributária. O comunicado foi feito pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, nesta segunda-feira, 24.

Atualmente, a reforma tributária, em discussão no Congresso, não deve atingir, em um primeiro momento, a Zona Franca de Manaus. “Minha visão, pelo que tenho conversado com o ministro Paulo Guedes, é que não haverá um avanço imediato em relação às isenções praticadas na zona franca de Manaus, afirmou o vice-presidente.

Contudo a afirmação do vice-presidente ocorreu durante reunião remota com representantes da indústria do Amazonas. Ainda no mesmo encontro, Mourão afirmou que a Zona Franca poderá ter um papel importante na recuperação econômica do Brasil pós-pandemia.

Contudo, na avaliação dele, novas indústrias devem se interessar pelo Brasil em um cenário que ele chamou de “desglobalização”. Ele acredita que após a aprovação de uma vacina para o vírus, o Brasil vai ter que se apresentar como um parceiro confiável.

Desta forma, “irá receber essas indústrias que vão sair de determinados lugares e vir para perto dos seus grandes compradores”.

No entanto, “nosso polo industrial de Manaus é um lugar que pode absorver a chegada de novas indústrias. Temos que nos preparar para esse jogo, termos disponibilidade de energia, gente qualificada”.

Na opinião de Mourão, “existe muita pressão do centro-sul quanto ao setor de bebidas, mas não quanto aos demais setores”. “Hoje não vejo preocupação. Esse desmame ocorrerá a partir do momento em que outras condições forem colocadas para que a produção no Amazonas se dê de forma sustentada e dentro de um custo aceitável”, pontuou.