Gol é Multada em R$ 3,5 milhões pelo Procon por irregularidade. Contudo a multa se refere a uma promoção feita pela empresa. De acordo com o Procon, a empresa infringiu o CDC, Código de Defesa do Consumidor.
Em outras palavras, durante a promoção “Gol A Preço de Brahma”. O anúncio era de que seriam vendidas passagens pelo valor de R$ 3,90 durante a partida de futebol da seleção brasileira contra a venezuelana no dia 18 de junho, durante a Copa América.
A Gol desrespeitou artigo do CDC que “veda ao fornecedor recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque”.
O site da empresa ficou fora do ar durante toda a partida de futebol impossibilitando o consumidor de usufruir da anunciada promoção.
Veja também:
Grupo Litel reduz participação na Vale
Bilionário da dicas de como ter um negócio bem sucedido.
No entanto, o Procon indicou que apenas agências de viagem tiveram acesso aos bilhetes promocionais. Entretanto, diversos consumidores não conseguiram fazer a compra diretamente. “Verificou-se, portanto, que as passagens promocionais não foram todas comercializadas para o consumidor final. Contudo, a promoção foi divulgada como sendo destinada a esses consumidores”, informou o Procon.
Em contrapartida, o órgão de proteção do consumidor afirmou que não foram informadas de forma precisa a quantidade de passagens disponíveis. Bem como o período de validade da promoção, destinos e datas disponíveis. “Tal prática infringe o artigo 37, parágrafo 1º, que proíbe a veiculação de publicidade enganosa por omissão”, explicou o Procon.