Patrocinado

Governo Controla Greve dos Petroleiros que Alcança seu Objetivo Principal

Em meio a tamanha incerteza política no cenário nacional O diretor de comunicação da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Gerson Castelano, explicou as razões do fim da greve da categoria, antes do período inicialmente estimado de 72 horas.

Gerson Castelano contou que a decisão da Justiça de aumentar a multa aplicada aos sindicatos que aderiram a greve fez com que os petroleiros mudassem a estratégia. A multa, que havia sido estimada em R$ 500 mil, passou para R$ 2 milhões por dia.

Desta forma a imposição do Governo acabou pesando na decisão. Segundo a FUP o importante é avaliar o peso das reivindicações feitas e os resultados obtidos. “A gente jogou a luz para a sociedade, entre a mobilização que tiveram os caminhoneiros e a nossa greve, a discussão sobre o que é a Petrobras e a quem ela presta contas. É para o mercado ou para a sociedade? É para o governo, o maior acionista, ou para os grandes fundos que investem nela”?, disse Castelano.

Além disso, a saída de Pedro Parente da presidência da Petrobrás, que era uma das reivindicações acabou acontecendo, através de sua renúncia. Fato este que somado a fraqueza do Governo atual contribuiu  para a alta do dólar e a queda da bolsa.

A Petrobrás chegou a cair 20% no dia. No entanto, desde o início da greve dos caminhoneiros as perdas foram de 25% no valor da estatal.