Patrocinado

MEIs (Microempreendedores Individuais) têm até 1º de janeiro de 2024 para regularizar pendências com a Receita Federal e evitar a exclusão do Simples Nacional –regime tributário da categoria. 

VEJA: Lula promulga a Reforma Tributária no Congresso sob gritos de “o ladrão chegou”

O acesso aos documentos para pagamento das dívidas pode ser feito por meio de 3 sites: o Portal do Simples Nacional e o Portal e-CAC, do Fisco. O último depende de uma conta na plataforma nível prata ou ouro na plataforma gov.br. 

LEIA: Saiba quem são os senadores que apoiaram Flávio Dino ao STF

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Argentina para reduzir gastos públicos anuncia venda de carros e aviões da frota presidencial

Os microempreendedores precisam pagar às dívidas à vista ou parcelado com o 1º pagamento no prazo de 30 dias depois de ter recebido o Termo de Exclusão (notificação sobre a possível saída obrigatório do regime).

AINDA: MEI agora é obrigado a emitir nota fiscal eletrônica. Veja o passo a passo

Eram 394 mil MEIs com regularização pendente, reportou a Receita Federal em setembro. Os débitos de todos eles somavam aproximadamente R$ 2,25 bilhões.

O MEI que sair do Simples pode ter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) cancelado. Não conseguirá realizar tarefas básicas de uma empresa como: 

  • notas fiscais e licenças – fica vetado de emitir; 
  • alvarás – são cancelados; 
  • dívidas – passam na proporção do capital social para o CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) do empresário.

A consulta das dívidas em aberto com a Receita Federal e a PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) podem ser realizadas de duas formas: 

  • PGMEI (Programa Gerador do DAS para o MEI), sistema eletrônico para declaração de impostos dos microempreendedores. É preciso clicar na opção “Consulta Extrato/Pendências”;
  • Aplicativo MEI, disponível para celulares Android ou iOS

Nas mesmas plataformas, também é possível emitir os documentos para pagar os débitos na própria declaração do DASN-Simei. 

LEIA: Resultado do PIB mostra terceira queda consecutiva

Por causa das mudanças que envolvem o MEI, a Receita Federal tem feito uma campanha com objetivo de incentivar a regularização da categoria. Segundo órgão, estes são as maiores vantagens de se estar sem dívidas com o Fisco e com a PGFN: 

  • manter o enquadramento no MEI;
  • manter o CNPJ;
  • segurado no INSS (benefícios como auxílio-doença e aposentadoria); 
  • evitar a cobrança judicial dos débitos; 
  • apuração de seus débitos em valores fixos pelo PGMEI.