Milionário conta como um gráfico mudou sua percepção sobre dinheiro

0
102
Milionário conta como um gráfico mudou sua percepção sobre dinheiro. David Bach era um consultor financeiro com seus vinte e poucos anos, quando segundo ele, o gráfico “mudou minha vida”.

Milionário conta como um gráfico mudou sua percepção sobre dinheiro. David Bach era um consultor financeiro com seus vinte e poucos anos, quando segundo ele, o gráfico “mudou minha vida”.

O gráfico “mágico” apresenta dois cenários distintos. Em um deles a pessoa começa a investir aos 19 anos e contribui com 2.000 dólares para sua conta todos os anos até chegar a 27 anos. No entanto, dos 27 aos 65 anos não contribui mais.
De 19 a 26, você não investe nada. Você começa a investir aos 27 anos e contribui com US $ 2.000 para sua conta todos os anos até completar 65 anos.

A mágica dos juros

De acordo com o milionário na primeira opção a pessoa está economizando e investindo por oito anos. Contudo, na segunda opção a pessoa economiza e investe por 39 anos. Ainda assim, a pessoa que começa aos 19 anos acabaria com mais dinheiro em seu portfólio a longo prazo.

No exemplo, vamos considerar uma taxa de retorno de 10%, a primeira pessoa teria 1,02 milhão de dólares aos 65 anos. Em contrapartida a segunda pessoa teria 805.185 mil dólares. O que significa uma diferença de mais de 200 mil dólares.

É impressionante observar que na primeira opção de maior rendimento a pessoa economizou por apenas 8 anos. Os demais anos foram apenas de investimento do valor economizado. Já no segundo caso o tempo de economia foi de 39 anos.

Quer saber qual é o negócio que o bilionário do Shark Tank americano abriria hoje.

Com esta simples análise gráfica fica claro que quanto mais cedo você puder começar a colocar seu dinheiro para trabalhar. Mais você se beneficiará de juros compostos. Além de precisar economizar menos para atingir suas metas de aposentadoria.

De acordo com o milionário, não importa como você escolha investir. O mais importante é abrir pelo menos uma conta e começar a contribuir consistentemente. Pois o milagre dos juros compostos começa a funcionar no dia em que você começa a poupar.

“Contudo a chave para os juros compostos é que leva décadas. Não é feito em dias. Quando você tenta ficar rico rapidamente, você fica pobre para sempre. Isso é sobre construir riqueza para a sua vida”, afirma Bach.