Patrocinado

As medidas de arrecadação já implementadas até agora pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) serão insuficientes para garantir o alcance da meta fiscal almejada pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) em 2025.

SAIBA: Justiça Eleitoral ataca a democracia e utiliza meios ilegais para obter dados e censurar usuários das redes sociais mostram, documentos de jornalista americano

E ainda, o Tesouro Nacional estimou em seu relatório de projeções fiscais a necessidade de um esforço adicional equivalente a 1% do PIB (Produto Interno Bruto) para chegar ao superávit de 0,5% do PIB prometido para o ano que vem. Não há limites para governo Lula buscar mais impostos da sociedade.

MAIS: O governo de Lula vem promovendo sucessivos atos em defesa da ditadura cubana. PT fazer acordo com PCC é grave, afirma Estadão

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Lula ostenta camisa polo de R$2,600, marca usada por bilionários

Isso significaria uma arrecadação extra de R$ 123,9 bilhões, considerando a projeção da SPE (Secretaria de Política Econômica) para o PIB nominal de 2025. Se o valor não for atingido, parte do esforço poderia ser cumprido por meio do congelamento de despesas (via contingenciamento).

Sem novas medidas para arrecadar imposto, ou gastar menos do dinheiro público, o Tesouro projeta um déficit de 0,5% do PIB no ano que vem, cenário que iria na contramão do desejo da equipe econômica de exibir uma melhora gradual e contínua nas contas públicas.

MAIS: Banco Central afirma não ter verba para suas operações e pede aumento de 20%

Para este ano, o alvo central é o déficit zero, e a avaliação mais recente do Orçamento indica um resultado negativo em 0,1% do PIB dentro da margem de tolerância da meta fiscal, que é de 0,25 ponto percentual para mais ou menos.

VEJA: Farmacêuticas ganham do governo direito de aumentar preços de remédios em 4,5%. Após planos de saúde aumentarem mais de 20%

A principal explicação para o buraco nas contas de 2025 vem da natureza das medidas de receita aprovadas até aqui. Boa parte delas está calcada em uma fonte extraordinária de recursos, de fôlego curto e sem garantia de sustentação para os anos seguintes. Lembrando que o Brasil é número um na lista de maior imposto do mundo.

AINDA: Justiça suspende processos da Receita Federal contra Lulinha na Lava Jato