Patrocinado

O Estadão publicou nesta quarta-feira, 3 com o título “PT à Cubana”, uma alerta sobre os posicionamentos e ações do governo Lula e seu partido o PT.

MAIS: Ministro de Lula, Rui Costa e esposa, delatados em compra de respirador fantasma na Bahia

O veículo de imprensa afirma que na necessidade de demonstrar o apreço lulopetista a ditaduras amigas, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, viajou a Havana com o companheiro Lindbergh Farias – e de lá voltou com um acordo de “cooperação e intercâmbio” assinado com o Partido Comunista cubano. Segundo ela informou, o acordo prevê “troca de experiências”, seja lá o que isso signifique, entre petistas e o partido único de Cuba. Gleisi também se encontrou com o presidente Miguel Díaz-Canel, transmitindo-lhe o interesse de encontrar ainda mais meios de o Brasil ajudar Cuba, “em meio ao bloqueio que está sofrendo”.

VEJA: Justiça autoriza medida protetiva a ex-companheira do caçula de Lula após agressões a mulher

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

SAIBA: Em Cuba pessoas estão morrendo de fome e protestos contra o governo crescem

Segundo o periódico, “não se trata de um gesto pontual. O governo de Lula da Silva vem promovendo sucessivos atos em defesa da ditadura cubana – e de outras igualmente odiosas, como a Venezuela de Maduro, a Rússia de Putin e a Nicarágua de Ortega. No caso de Cuba, tem estimulado a retomada de investimentos no País e tentado oferecer projetos em áreas como agricultura e energia. Seriam gestos louváveis para ajudar o sofrido povo cubano não fosse o silêncio voluntário de Lula e da companheirada diante das atrocidades pelo governo de Cuba e seu Partido Comunista. Quase sempre à margem do Itamaraty, a política externa também trabalha para livrar a barra dos grupelhos autoritários que comandam Cuba há mais de 60 anos”.

MAIS: Trump elogia cubanos “se levantando contra o comunismo”, e avisa que será forte com governantes opressores

O Estadão afirma que, ” o PT de Gleisi e de Lula ainda não entendeu: sua volta ao poder não foi obra e graça de um Lula redivivo depois do calvário da Lava Jato, mas fruto de circunstâncias excepcionais .A frente ampla que o elegeu desabona tentações autoritárias, menos ainda se forem de inspiração cubana”.

SAIBA: Gilmar Mendes aciona PF contra cidadão que em Lisboa afirmou “um país lindo como o nosso está sendo destruído por pessoas como você”

Para o veículo de imprensa, “é mais um sintoma de um partido que tem a bússola moral e política avariada, para usar a feliz expressão do cientista político Sergio Fausto, em artigo no Estadão que analisou a felicitação do PT a Putin e sua reeleição fajuta. Parece difícil exigir que certas lideranças partidárias mudem suas convicções seletivas sobre democracia. Também é tarefa inútil esperar que modernize seu pensamento rupestre – aquele que usa o “imperialismo americano” para justificar o apoio a tiranos sanguinários mundo afora. Mas não se pode admitir que o vício do esquerdismo infantil siga intoxicando nossa política externa”, concluiu.

AINDA: Governo envia toneladas de alimento para ditadura Cubana. Brasil tem 21 milhões sem comer diariamente