Petrobras fora do programa de governança da Bolsa

petrobras
Patrocinado

Petrobras fora do programa de governança da Bolsa. O comunicado foi feito nesta quarta-feira,29. A estatal explicou que aderiu ao programa em agosto de 2017 e que “continuou evoluindo no aperfeiçoamento de suas práticas de governança. A empresa aderiu ao segmento especial de listagem Nível 2 de Governança Corporativa da B3”.

A empresa pediu a desvinculação do Programa Destaque em Governança de Estatai. Programa este, criado pela B3 (B3SA3) para atestar esforços de empresas estatais comprometidas a governança.

Veja também:

Empresas de baixo risco agora são dispensadas de alvará.

Cadastro positivo já esta disponível para consulta.

Contudo, a justificativa para a opção é que as principais regras brasileiras de governança estão endereçadas na chamada Lei das Estatais, aos quais a companhia já se submete.

A empresa destacou ainda que entre as estatais, a Petrobras disse que obteve nota máxima em todos os ciclos de avaliação do indicador de governança. Avaliação esta elaborada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), vinculada ao Ministério da Economia.

No entanto, o projeto da B3, foi criado em 2015, na esteira dos escândalos de desvios de dinheiro público revelados pela operação Lava Jato. Permite a adesão de empresas que sigam diversos quesitos de governança, incluindo medidas para evitar indicações políticas para cargos chave.