Real digital em parceria com Itaú e outras empresas como Mercado Bitcoin

Real digital em parceria com Itaú e outras empresas como Mercado Bitcoin
Patrocinado

Real digital em parceria com Itaú e outras empresas como Mercado Bitcoin. O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (3) nove projetos que irão ajudar no desenvolvimento do Real Digital. Isso representa 20% das 47 propostas apresentadas.

Desta forma, entre os selecionados estão a exchange de criptomoedas Mercado Bitcoin, os bancos Santander Brasil (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4), além do grupo por trás da cripto Aave (AAVE).

Em nota, o BC disse que o projeto atraiu empresas brasileiras e de outros sete países (Alemanha, Estados Unidos, Israel, México, Portugal, Reino Unido e Suécia).

Navio pega fogo e afunda com mais de 3000 carros de luxo

A ideia é encontrar propostas de aplicações variadas para o Real Digital, como entrega contra pagamento (DvP), pagamento contra pagamento (PvP), internet das coisas (IoT), finanças descentralizadas (DeFi) e soluções de pagamentos quando ambos pagador e recebedor se encontram sem acesso à internet (dual offline).

Quais são os projetos sobre o Real Digital?

Aave – reúne recursos de vários poupadores (formando um pool de liquidez) com foco em oferecer empréstimo e garantir a aderência dessas operações às normas do sistema financeiro, empregando ferramentas de DeFi;

Criptomoedas em risco com guerra entre Rússia e Ucrânia

Banco Santander Brasil – trata de DvP e da conversão para o formato digital (tokenização) do direito de propriedade de veículos e imóveis;

Febraban – trata de DvP de ativos financeiros;

Giesecke + Devrient – trata de pagamentos dual offline;

Itaú Unibanco – trata de pagamentos internacionais, empregando método de PvP em uma aplicação com a Colômbia;

Mercado Bitcoin – trata de DvP de ativos digitais, com foco em criptoativos;

Tecban – apresenta solução de logística para e-commerce baseada em técnicas de IoT;

VERT (associada à Digital Assets e à Oliver Wyman) – trata de financiamento rural baseado em um ativo tokenizado programável com valor atrelado ao do Real (stablecoin do Real);

Visa do Brasil (associada à Consensy e à Microsoft) – trata de financiamento de pequenas e médias empresas com base em uma solução de DeFi.

Entretanto, após o anúncio desta quinta, agora o projeto contará com mais duas etapas. No dia 28 de março tem início a fase de execução dos projetos escolhidos, que irão durar até o dia 27 de julho, quando serão concluídos os trabalhos.

Por fim, essa busca por parceiros faz parte do que o Banco Central chama de Lift Challenge, que é uma edição especial do projeto LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas), realizado pela autoridade monetária em parceria com a Fenasbac.

Entenda como declarar Renda Fixa no Imposto de Renda