Patrocinado

Dono da Tesla e da rede social X, o empresário Elon Musk decidiu seguir a lei e não aceitar mais as imposições do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e anunciou a decisão de desbloquear todas as contas censuradas de brasileiros. Mais cedo, ele postou mensagem endereçada ao ministro questionando a censura no Brasil e depois, já esta noite, comunicou que vai liberar as contas censuradas por Moraes, mesmo sabendo que terá prejuízos financeiros.

“Os princípios são mais valiosos do que o lucro”, escreveu Musk, que é um dos homens mais poderosos e ricos do mundo.

O fato ocorre dias após o jornalistas americano apresentar inúmeros documentos que comprovam a censura e influência ilegal que Moraes e o judiciário brasileiro vem há anos promovendo nas redes sociais. Os documentos foram denominados Twitter Brazil Files.

MAIS: Justiça Eleitoral ataca a democracia e utiliza meios ilegais para obter dados e censurar usuários das redes sociais mostram, documentos de jornalista americano

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

Se for cumprido o que Elon Musk anunciou, a rede social X vai ‘seguir a lei’, e desconsiderar as ordens de Moraes pelos bloqueios das contas de políticos e personalidades. Após o anúncio de Musk, políticos como o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) responderam o empresário mostrando as restrições em suas contas.

“Estamos levantando todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá”, afirmou o dono da rede social X.

LEIA: Redução imediata de impostos pode salvar empregos no Brasil

SAIBA: TSE ignora Marco Civil da Internet para responsabilizar big techs e impõe censura

Defensor da liberdade de expressão, Elon Musk virou ‘hit’ na internet com a frase: “a liberdade de expressão só é relevante quando pessoas que você não gosta dizem coisas que você não gosta. Do contrário, não faz sentido”.

Musk já afirmou em diversas situações que defende que a lei seja seguida e a lei é feita por aqueles que são eleitos pelo povo para atender aos interesses e anseios do povo.