Sebrae tem contribuição sobre folha de pagamento garantida pelo STF

Sebrae tem contribuição sobre folha de pagamento garantida pelo STF
Patrocinado

Sebrae tem contribuição sobre folha de pagamento garantida pelo STF, nesta quarta-feira,23. O Supremo Tribunal Federal, STF, manteve a cobrança de contribuições sobre a folha de salários. Esta cobrança é para manutenção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Apex-Brasil e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Com a decisão, mais de mil casos que estavam aguardando decisão definitiva da Corte sobre a questão devem ser destravados nos tribunais de todo o país.

Entretanto, o resultados se deu com base em 6 votos a 4, os ministros do STF decidiram a favor da validade da contribuição. E ainda definiram que as contribuições devidas ao Sebrae, Apex e ABDI. A base de fundamento na Lei 8.029/1990, foi recepcionada pela EC 33/2001”.

Contudo, o tema foi discutido devido a recurso protocolado por uma empresa que questionou a constitucionalidade do pagamento da contribuição sobre a folha de pagamento que mantém o Sebrae, a Apex-Brasil e a ABDI.

No entanto, o recurso da empresa argumentou que a Emenda Constitucional 33/01 define sobre as contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico. Desta forma, as empresas poderão ter alíquotas com base no faturamento, na receita bruta ou sobre o valor da operação. Dessa forma, foi gerada uma dúvida sobre a obrigatoriedade do pagamento.