Patrocinado

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou o fim do uso do Documento de Ordem de Crédito (DOC) e da Transferência Especial de Crédito (TEC) a partir do dia 15 de janeiro, afetando tanto pessoas físicas quanto jurídicas. A última data para agendar um DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será desativado permanentemente, e é também a data limite para os bancos processarem os agendamentos feitos pelos clientes.

LEIA: Suprema Corte ignora milicias digitais ligadas a governistas que causou morte de jovem

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Primeiro ano de Lula apresenta 2º maior déficit da história do setor público

DOC e TEC, que já foram métodos tradicionais de transferência bancária, permitiam transações de até R$ 4.999,99 e eram geralmente cobrados pelas agências bancárias. No entanto, com a chegada do Pix, serviço gratuito, esses métodos foram gradualmente ficando obsoletos.

MAIS: BlackRock aporta mais de US$ 12 bilhões para se tornar a 2º maior gestora de infraestrutura do mundo

Dados da Febraban, baseados em informações do Banco Central, mostram que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 representaram apenas 18,3 milhões do total de 37 bilhões de operações realizadas no ano, correspondendo a somente 0,05% do total.

Em comparação, o DOC ficou bem atrás de outros meios de pagamento, como cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boletos (2,09 bilhões), cartões de débito (8,4 bilhões), cartões de crédito (8,4 bilhões) e, liderando as preferências, o Pix, com 17,6 bilhões de operações.

VEJA: “Lula nos traiu e faremos greves”, afirmam servidores públicos