Tik Tok pode ser usado pelo governo Chinês para controle. Estados Unidos quer bani-lo

Tik Tok pode ser usado pelo governo Chinês para controle.
Patrocinado

Tik Tok pode ser usado pelo governo Chinês para controle. Um projeto de lei busca banir a rede social Tik Tok dos Estados Unidos. O anúncio da medida, que é bipartidária, foi realizado pelo senador republicano Marco Rubio nesta terça-feira (13). O parlamentar argumenta que a rede social, criada na China, poderia estar sendo usada para espionar ou censurar americanos.

LEIA AINDA: Fox News mostra evidências da interferência do Twitter na eleição brasileira

Em uma audiência realizada em novembro, o diretor do FBI, Chris Wray, também afirmou que as operações do TikTok em solo americano têm risco potencial de serem usadas também pelo governo chinês para influenciar os usuários ou controlar seus dispositivos.

VEJA AINDA: Câmara aprova mudança na Lei das Estatais mesmo dia que Mercadantes é anunciado no BNDES e fere a lei

Na esteira do Congresso, estados como Alabama e Utah anunciaram que vão propor medidas para proibir a rede social em dispositivos móveis que pertencem aos governos estaduais.

FIQUE POR DENTRO: ONU afirma que China pode estar cometendo crime contra humanidade

A suspeita que recai sobre o Tik Tok vigora desde o governo de Donald Trump, que tentou banir as operações da rede social, mas acabou perdendo diferentes batalhas judiciais sobre o caso.

SAIBA AINDA: Após diplomação eleitos podem ser impugnados

Um porta-voz da rede social disse à agência Reuters que vê o movimento com preocupação. “Em vez de encorajar o governo a concluir sua revisão de segurança nacional do Tik Tok, alguns membros do Congresso [decidiram] promover, de forma política, a proibição, que não fará nada para reforçar a segurança nacional dos EUA”, disse.

ENTENDA AINDA: Nomeação de Mercadantes ao BNDES paralisa negociação de Títulos Públicos