Vale suspende atividade em barragem

Vale suspende atividade em barragem
Patrocinado

Vale suspende atividade em barragem, em comunicado à imprensa a mineradora informou que suspendeu temporariamente, a partir desta segunda-feira,21, a disposição de rejeitos na barragem Itabiruçu. Esta barragem esta localizada no Complexo de Itabira (MG), enquanto conduz avaliações sobre as características geotécnicas da estrutura.

Contudo, enquanto a disposição de rejeitos em Itabiruçu estiver suspensa, a barragem adotará o protocolo de emergência em Nível 1. De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), que não requer evacuação da população a jusante.

No entanto, a empresa reafirmou seu guidance de vendas de minério de ferro e pelotas de 307-332 milhões de toneladas para 2019. Entretanto, “em função da paralisação de Itabiruçu e pela revisão do seu plano de vendas, espera que estas se situem entre o limite inferior e o centro da faixa”. Até o início do mês, a Vale esperava que as vendas ficassem no centro da faixa do guidance.

Veja também:

Brasil é número um do mundo em cobrança de impostos de empresas.

Polícia Federal deflagra operação contra pirâmide de moeda virtual.

Contudo, a mineradora afirmou que está mantido o plano de retomada da produção de aproximadamente 50 milhões de toneladas. Esta capacidade ainda esta paralisada por conta do desastre em Brumadinho (MG), no início do ano.

O impacto na produção devido à paralisação na barragem Itabiruçu, que recebe rejeitos da mina de Conceição, estará limitado a 2019 com cerca de 1,2 milhão de toneladas. No entanto, “uma vez que o plano de produção de 2020 já previa a paralisação momentânea desta barragem em grande parte de 2020”.