A importância do gestor da análise e tomada de decisão em uma empresa

A importância do gestor da análise e tomada de decisão em uma empresa
Patrocinado

A importância do gestor da análise e tomada de decisão em uma empresa. O processo de tomada de decisão empresarial é vital para qualquer empresa. Isto porque de forma positiva ou negativa a empresa juntamente com toda a cadeia a qual esta inserida serão atingidos. A tomada de decisão implica em alguma ação. E como já sabemos, toda ação implica em uma reação, um resultado.


Certamente que quando tomamos uma decisão em uma empresa isto é feito com base em um determinado objetivo que se espera alcançar. Contudo, a decisão colocada em prática irá influenciar diversos setores e fatores dentro e talvez até mesmo fora da empresa.

Um exemplo prático seria uma escola que durante muito tempo esteve operando em uma determinada região da cidade,que estava em desenvolvimento e tinha perfil residencial.

Esta escola sempre ofereceu a seus alunos uma estrutura completa com quadra, lanchonete entre outras facilidades. Nos últimos tempos seu gestor avaliando as mudanças e o nível de desenvolvimento ocorrido na região onde a escola esta instalada tomou uma decisão.

A mudança

Ele decidiu transformar a lanchonete da escola em uma lanchonete aberta a comunidade local. Esta decisão em apenas 30 dias mostrava seus impactos não somente para a própria escola. A escola passou a ter um incremento considerável na circulação de pessoas em suas instalações, bem como incremento nas receitas. Com isto também proporcionou mudanças em relação a rotinas e horários da equipe como um todo.

E até mesmo dos alunos, que naquele ambiente passaram a conviver com pessoas que não eram da escola. Muitos alunos que usavam a lanchonete para estudar com amigos isto já não era mais possível.

Entretanto, para a comunidade local a lanchonete foi um benefício imenso. A área é repleta de cíclicas médicas e empresas de seguro e advogacia. Estas pessoas não encontravam nas proximidades local para se refrescar o se alimentar de forma básica. Muitos pacientes saiam de cidades vizinhas ao amanhecer e aguardavam longas horas nas clínicas para serem atendidos.

Com a decisão do gestor de abrir a lanchonete para a comunidade local as próprias recepcionistas das clínicas passaram a encaminhar os pacientes que buscavam por local próximo para fazer um lanche enquanto aguardavam por horas sua consulta ou cirurgia.

Creio que através deste exemplo é possível entender que tanto antes como após a tomada de uma decisão muito precisa ser pensado e estudado. Para que medindo-se os pontos positivos e negativos da mesma o que prevaleça seja a melhor opção no quadro geral.

Aqui estão quatro passos que podem lhe ajudar neste processo de tomada de decisão

Crie uma lista dos prós e contras e analise os levantamentos que fizer. Avalie as consequências positivas e negativas das possíveis escolhas que você pode fazer. Se diante desta importante decisão que você precisa tomar existe a possibilidade A e B, questione-se “Quais podem ser os desdobramentos a partir da escolha A e a partir da escolha B”.

Para você, qual delas pesa mais e condiz com o objetivo da empresa e com a sua linha de trabalho? Pense com calma, não é o momento de se deixar levar pela impulsividade. Troque experiências com quem entende a complexidade da situação. É muito comum nos envolvermos de forma intensa e deixarmos de avaliar aspectos fundamentais.

Contudo, se existir essa possibilidade, converse com alguém que esteja de fora, que compreenda a sua responsabilidade e que saiba avaliar a situação com clareza e frieza. Um olhar de fora sempre traz uma nova perspectiva sobre o problema pelo qual estamos enfrentando.

Veja também:

Abrir um negócio ou fazer faculdade?

Bilionário diz que ser feliz é melhor do que ser rico.

Não se desespere. Algumas escolhas podem trazer consigo um fardo difícil de carregar, por isso é importante seguir na direção do que te trará paz de espírito. Lembre-se que ninguém é perfeito e agrada a todos.

Portanto, se você trabalha em posição de decisão dentro de uma empresa, esteja sempre atento as oportunidades que se configuram e avalie para tomar a decisão com maior percentual positivo. Na maioria dos casos são as decisões que impulsionam as empresas seja em que direção for e também qual o porte da empresa.