Patrocinado

Brasil deve recuperar grau de investimento em 2020, a avaliação é do ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele o Brasil reconquistará o grau de investimento concedido pelas agências de classificação de risco em 2020. Isto, cinco anos depois de ter perdido o selo de bom pagador. A atividade econômica já começou a reagir, garantindo a retomada do crescimento.

Contudo, o mercado, aponta para expansão de 0,92% este ano e de 2% em 2020, segundo pesquisa Focus do Banco Central. A Bolsa de Valores brasileira experimentou uma semana de novas máximas. Atingiu o maior patamar da história com investidores satisfeitos com as medidas e resultados do governo.

Programas para aceleração

Entretanto, o Ministro aproveitou para antecipar que na próxima semana, o governo vai lançar dois programas. Um para estimular o crédito para a baixa renda no país, com apoio de bancos públicos e plataformas digitais. Já o segundo para fomentar o acesso ao mercado de trabalho de jovens e de pessoas de idade mais avançada.

Leilões

Com relação aos leilões o ministro da Economia criticou o resultado dos leilões de petróleo desta semana. Que não atraíram o interesse das empresas privadas globais, frisando que o regime de concessões é mais efetivo.

Contudo, quando questionado sobre o convite feito ao Brasil para ingressar na Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Guedes afirmou que seria interessante para o país participar de discussões sobre o futuro do petróleo, mas descartou a adesão a cartéis.

Segundo o Ministro ,o presidente Bolsonaro tem princípios e valores e não é por um punhado de dinheiro que vamos mudar”. Isto no caso de a participação na Opep ter efeitos negativos como encurralar as democracias ocidentais ou dar um choque de petróleo. Para criar problema com caminhoneiros no Brasil, criar fome na Europa Central. De acordo com o Ministro o ingresso ocorrerá se por positivo, nunca negativo.

Nesta semana já publicamos matéria mencionando que os Bancos já estão apontando o Brasil aos investidores como opção de investimento, devido a aceleração econômica.