Brasil utiliza blockchain para autenticar documentos oficiais

Patrocinado

Brasil utiliza blockchain para autenticar documentos oficiais e a empresa responsável por esta missão é a multinacional brasileira Kryptus. A empresa é especializada em segurança da informação. No entanto, o contrato foi fechado através do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI).

Desta forma, o governo brasileiro adotará oficialmente a tecnologia blockchain. A ferramenta será utilizada para dar carimbo de tempo para documentos oficiais.

Entretanto, o carimbo de tempo (timestamp) é um recurso que permite a certificação da existência de um documento. Isso é feito através do registro de data e hora, confirmando a validade do mesmo. Portanto, além de incorporar a tecnologia de blockchain, que fará o registro de todos os dados de sincronismo e o registro das assinaturas de carimbo de tempo, o sistema será interoperável, baseado em padrões abertos.

Veja também: Petrobras é liberada de realizar licitações pelo STF

Contudo, de acordo com o ITI, o novo protocolo de carimbo de tempo feito pela Kryptus trará uma série de inovações em relação ao sistema atual. A principal delas, naturalmente, será a inclusão da blockchain.

Desta forma, ele ajudará a diminuir a dependência tecnológica vertical existente hoje dentro da ICP-Brasil. Contudo, o órgão atualmente viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual de pessoas físicas e jurídicas. A ideia é que o projeto entre em funcionamento ainda em 2021.

Declaração de Investimentos no Imposto de Renda – Como fazer