Como abrir seu restaurante fantasma ou dark kitchen

Como abrir seu restaurante fantasma ou dark kitchen
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Como abrir seu restaurante fantasma ou dark kitchen. Se você nunca ouviu falar desta tendência vamos explicar tudo aqui agora.A dark kitchen é um estabelecimento que trabalha com a elaboração de comida para viagem. Ela não possui uma loja ou um endereço onde os clientes possam comprar os alimentos pessoalmente. Além disso, geralmente a entrega acontece de forma terceirizada, através de aplicativos.

Essa ideia surgiu inicialmente nos Estados Unidos, por restaurantes que trabalhavam em containers sem janelas. O público era específico, não tinham grandes exigências, além de não se preocuparem com o modo de preparo da comida.

Hoje várias empresas podem dividir a mesma dark kitchen e reduzir os custos com local, até porque o principal objetivo aqui é o delivery.

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Entretanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo Mobills, os gastos com delivery aumentaram cerca de 94% desde o início do isolamento social e dobraram entre os meses de janeiro e maio.

No mesmo ritmo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) identificou um aumento no uso de aplicativos de alimentação durante a pandemia. Isso revela uma mudança nos hábitos alimentares e de consumo das pessoas.

A primeira vantagem da dark kitchen é o custo reduzido. Aqui não há gastos com aluguel, contas de luz e água e pagamento de salários de garçons. Além disso, outros custos operacionais relacionados ao espaço também são eliminados.

Outra vantagem é que várias especialidades podem dividir um mesmo ambiente e compartilhar as contas em comum. Isso torna a entrega mais eficaz e econômica. Ademais, é possível utilizar esse conceito como forma de atrair mais clientes.

Como as cozinhas são fantasmas, não é necessário se preocupar em ter um estabelecimento físico. Ou seja, seu empreendimento pode ficar em espaços reduzidos sem que isso interfira no seu lucro e entrega.

Outra vantagem é que várias especialidades podem dividir um mesmo ambiente e compartilhar as contas em comum. Isso torna a entrega mais eficaz e econômica. Ademais, é possível utilizar esse conceito como forma de atrair mais clientes.

Como abrir seu restaurante fantasma

Dê um nome ao seu estabelecimento e uma identidade visual. A marca deve ficar na mente das pessoas e permitir uma identificação com o público. O ideal é que você contrate um profissional para cuidar das cores e tipografia do seu negócio.

As Dark Kitchens costumam utilizar técnicas avançadas de preparação de alimentos, ocupar espaços pequenos e que exigem poucos gastos administrativos (aluguel, luz, etc).

Porém, vale também mencionar que Dark Kitchens são costumeiramente ligados a um avanço da transformação digital no segmento gastronômico. É por isso que as Dark Kitchen buscam a otimização baseada em dados — com soluções de foodtechs, por exemplo.

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Desse modo, são negócios que constantemente buscam maximizar as receitas, expandir seu alcance digital e também nas plataformas de entrega.

Aliás, esse mesmo designer poderá fazer toda a parte de comunicação, como panfletos, banners, cards para redes sociais e o cardápio digital.

É importante que se tenha uma cozinha disponível para preparar os seus pratos. Não se preocupe com balcão, funcionários e fluxo de pessoas. Caso tenha algum dinheiro disponível, que tal contratar um especialista para fazer uma reforma e deixar o espaço da forma do jeito que você deseja?

Em seguida, insira a sua dark kitchen nos aplicativos de entrega para que ela seja encontrada facilmente pelo público. Aliás, estimule também o feedback para que outras pessoas saibam que o seu serviço é bom.

Enfim, crie um perfil nas redes sociais. Além de ser de baixo custo, essa é uma das melhores formas de divulgação de produtos e serviços na internet. E o melhor, você poderá fazer isso por conta própria e ir aos poucos se profissionalizando.

Alcançar uma excelente qualidade do produto é um dos grandes desafios dessa indústria. É necessário levar em conta que muitos restaurantes que não têm início em locação física têm sua reputação construída exclusivamente em redes sociais e outros espaços online.

Desafios para a dark kitchen

Daqui para frente, é possível afirmar que as Dark Kitchens vão encarar um enorme crescimento, mas desafios cada vez maiores para manter e crescer sua operação.

Para esses restaurantes, será necessário descobrir como equilibrar margens de lucro, cobertura de entrega, qualidade dos fornecedores e colaboração com a plataforma de entrega.

Com o tempo, é comum que novos players nasçam e agitem o mercado. Por isso, será necessário que as Dark Kitchens tenham um olho atento nas oportunidades que surgirem, garantindo sua sobrevivência.

Além disso, precisamos considerar os esforços regulatórios.

As Dark Kitchens são modelos de negócio relativamente novos no mercado. É de se esperar que as amarras regulatórias, em especial relacionadas à segurança alimentar, cresçam.

Adequar-se será um desafio para muitas delas.