Como Conseguir Investimento Anjo

Hora de Buscar o Investidor Anjo

Como Conseguir Investimento Anjo para Sua Empresa
É necessário seguir todos os passos para que alguém decida colocar dinheiro em sua idéia
Patrocinado

Como conseguir investimento anjo? Para aqueles que tem uma nova empresa, também conhecida como startup, e buscam investidores anjo precisam ter em mente que o processo é composto por duas etapas. Sendo a primeira a estruturação do negócio e a segunda a captação dos investimentos.

É importante que o  empreendedor conheça como funciona o Investimento-Anjo, para compreender no que poderá ajudar seu negócio, como deverá se preparar. Também é necessário saber os requisitos e principais termos da negociação.

A pesquisa de mercado é fundamental para testar e validar suas ideias para verificar se atendem as expectativas e necessidades  do público alvo. Ainda é necessário avaliar a concorrência e comparar suas vantagens competitivas.

Caso o empreendedor não tenha condições de fazer toda a estruturação ele mesmo, deverá contratar um conselheiro. Em outras palavras um advisor. Este profissional poderá orientá-lo no desenvolvimento de todas as etapas em troca de uma pequena participação no negócio. O advisor pode ser inclusive um investidor-anjo, que posteriormente pode até se tornar o investidor-líder da sua startup. Tratamos sobre a remuneração e atividades dos envolvido em startups neste post que lhe será muito útil.

Desenvolvendo a Ideia ou Protótipo

Desenvolver um protótipo ou prova de conceito do principal produto/serviço que irá ofertar com objetivo de apresentar para os consumidores potenciais para sua validação. Fato importante para o Investidor-Anjo, a fim de dar maior clareza da sua proposta, bem como demonstrar sua capacidade de execução.

Encontrar o time certo avaliando competências é essencial para o seu negócio. Caso os fundadores tenham as mesmas será necessário buscar novos colaboradores para complementarem.

Elaborar uma apresentação e um “Pitch“, modelo de negócio que contenha os itens mais relevantes do projeto. Como  por exemplo, qual necessidade seu produto/serviço atende, como irá satisfazer esta necessidade, qual o mercado-alvo/perfil do cliente.

Importante também abordar como irá divulgar/comercializar, como/quanto espera faturar e qual valor de investimento precisa e para que será utilizado.

Como Conseguir Investimento Anjo para Sua Empresa

Agora inicia-se a procura, o empreendedor começa a buscar o investidor-anjo certo para seu negócio. Aquele que tanto poderá se interessar pelo mesmo quanto agregar valor, com sua experiência, conhecimento e rede de relacionamentos.

Caso queira, o empreendedor deverá submeter seu pitch e apresentação para Investidores Brasil que o encaminhará aos investidores mais próximos. Participar de eventos e concursos para apresentação do seu negócio também é valioso.

Após encontrar o potencial investidor-anjo interessado, a próxima fase é composta pelas reuniões. Momento em que o empreendedor irá apresentar mais detalhes de sua startup, bem como conhecer melhor o perfil do investidor-anjo.

Como resultado do sucesso das reuniões, o próximo passo é o fechamento dos principais termos da negociação (o chamado term-sheet). Onde são estabelecidos por exemplo, o valor que será investido. Além da participação que o investidor-anjo terá no negócio e como os dois irão se relacionar, isto é, quais os direitos e deveres de cada um.

Tendo todas as condições acertadas os contratos são assinados e o investimento é efetivado.  Por isso, é  importante observar que na realidade este é só o começo do negócio. Agora o empreendedor deverá focar totalmente na execução e o investidor-anjo irá apoiá-lo com orientações e conexões.

Independentemente de que ponto de seu projeto você se encontre. Em adição, sugerimos que se cadastre como membro do Clube Investidores Brasil. A filiação é gratuita e você terá a sua disposição material extremamente rico.

O membro tem acesso a material que já é equivalente a uma mentoria. Em adição existe a possibilidade se seu projeto encontrar um anjo dentre nossos membros.

Não deixe de ler as matérias complementares caso seu objetivo seja montar uma startup e buscar investimentos. Conte conosco!