Dívida do PIB deve ter pico em 2020 se acordo com previsão do Tesouro

Dívida do PIB deve ter pico
Patrocinado

Dívida do PIB deve ter pico em 2020 se acordo com previsão do Tesouro. Contudo, o Tesouro Nacional reduziu nesta terça-feira a projeção para o nível da dívida bruta do setor público no final deste ano para 77,3% do PIB (Produto Interno Bruto). A estimativa anterior era de 80,8% divulgada no final de outubro.

Entretanto, com a reavaliação do Tesouro em seu cenário central, a projeção é que a dívida bruta atingirá o pico de 78,2% do PIB em 2020 e depois passará a recuar, chegando a 67,3% do PIB no final de 2028.

Em contrapartida, os fatores que viabilizaram a reavaliação dos números divulgados anteriormente foram as arrecadações do setor de petróleo. Além dos números divulgados pelo IBGE para o PIB do terceiro trimestre.

A redução do estoque de compromissadas do Banco Central e a devolução ao Tesouro, por parte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de empréstimos concedidos anteriormente no valor de 30 bilhões de reais também influenciaram.

Veja também:

Selic deve cair na última reunião do ano do Copom.

O Tesouro então também simulou a trajetória da dívida bruta nesses cenários. Com o déficit de 80 bilhões de reais este ano, a dívida pública iria a 76,9% do PIB. Com o déficit de 60 bilhões de reais, a dívida ficaria em 76,6% do PIB.

Em outras palavras, em linha com a previsão de outubro o Tesouro continua prevendo que o país só voltará a registrar superávits primários a partir de 2023, após nove anos consecutivos de déficit.