Patrocinado
Início Cripto Blockchain Dólar digital tem alta prioridade diz Presidente do Fed

Dólar digital tem alta prioridade diz Presidente do Fed

Dólar digital tem alta prioridade diz Presidente do Fed. De acordo com Jerome Powell, o banco central dos Estados Unidos está analisando de perto a possibilidade de emitir um dólar digital. E assim, ele afirmou que a instituição está comprometida em sanar eventuais problemas de tecnologia.

Contudo, Powell, explicou que o Fed está disposto a consultar o público de forma ampla e transparente sobre a iniciativa. Desta forma, as declarações sobre o dólar digital foram dadas ao Comitê Bancário do Senado na terça-feira, 23. Em contrapartida, Powell analisou que, no momento, eles ainda estão avaliando os benefícios de lançar a moeda digital americana.

A avaliação ocorre porque de acordo com Powell, questões técnicas e de política “significativas” ainda precisam ser resolvidas.

“Estamos analisando cuidadosamente, com muito cuidado mesmo, a questão de saber se devemos emitir um dólar digital. Isso é algo em que estamos investindo tempo e trabalho, em todo o sistema do Federal Reserve.” argumentou Powell

Entretanto, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, lembrou que muitos americanos não têm acesso a sistemas de pagamentos e contas bancárias. Os país que compõe o G7 já estão debatendo a criação de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês).

Desta forma, Yellen também sugeriu que uma CBDC poderia ajudar a tornar os pagamentos mais rápidos, seguros e baratos. No caso esta CBDC seria o dólar digital.

Por fim, Powell ainda ressaltou que, como o dólar americano serve como moeda de reserva mundial. Por esta razão é mais importante acertar no projeto do que o Fed ser o primeiro a revelar uma versão digital de sua moeda.

E ainda, no início deste mês, a China distribuiu 10 milhões de yuans. O que corresponde a cerca de 1,5 milhão de dólares aos chineses. A ação é parte de um grande teste para o projeto de CBDC. O fato deixa ainda mais evidente as disputas entre países.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile