Estrutura de um Plano de Negócios

Estrutura de um Plano de Negócios
Patrocinado

Estrutura de um Plano de Negócios. Segue um modelo básico para que possa usar como referência.

Indico que para seguir este modelo o ideal é ler antes o post onde detalhamos as estruturas. E explicamos como montar o planejamento estratégico.


Este modelo é aplicável a pequenos negócios. Aqui estamos dando um exemplo fictício de uma pequena empresa que vende um tipo de software de gerenciamento.

Objetivo

Aumentar o faturamento em 20% dentro de cinco anos.

Diagnóstico

Os serviços oferecidos são idênticos aos do principal concorrente.

Estratégias

Em outras palavras, é criar algo que diferencie o produto no mercado. Em contrapartida, aprimorar o atendimento ao cliente. Em contrapartida, aumentar a retenção e fidelizar mais clientes.

Ações

Criação do cargo de gerente comercial
Investir em marketing digital e redes sociais
Estabelecer dinâmica de treinamentos para vendedores
Fazer pesquisas de mercado.
Por esse exemplo não esta estabelecido cronograma para as atividades. è fundamental, selecionar qual o profissional será responsável pela execução das tarefas. É importante também definir quem vai atuar no monitoramento e coordenação das atividades.

Para que as coisas aconteçam os prazos e dos custos não podem ser esquecidos. Infelizmente, é difícil um planejamento chegar até o final sem passar por modificações. E terceiros também são mestres em não cumprir datas e cronogramas que se comprometem. Entenda que o que for planejado pode mudar, portanto, não se apegue demais ao plano inicial.

Reavalie o plano conforme ele vai sendo executado. Ouça as opiniões dos profissionais envolvidos, superiores e até de parentes e amigos. Às vezes, uma boa ideia pode estar onde menos se espera.

Conforme o planejamento vai se tornando parte da cultura da empresa, você perceberá que vai ficando melhor a cada plano. Em conclusão, se você busca o sucesso, planejar é desenhar o caminho a seguir para alcançá-lo.

Se precisa de suporte para o desenvolvimento de seu negócio, faça parte do Clube Investidores Brasil. Uma oportunidade gratuita para conhecimento, desenvolvimento, networking e mentoring.