Fintechs investem cada vez mais em analistas de dados

Grandes empresas de olho em Startups através de fundos
Patrocinado

Fintechs investem cada vez mais em analistas de dados. Em tempos onde as mudanças acontecem em velocidade alucinante, não é redundante dizer que um analista de dados fica o tempo todo analisando. Ele precisa entender o negócio, as hipóteses que precisam ser validadas e todas as dúvidas que devem ser respondidas.

Além disso, sabe quais são as melhores fontes de dados para levantar respostas e cria relatórios e dashboards para expor tudo o que foi analisado nas outras áreas, para, juntos, gerar insights e novas decisões estratégicas de negócio.

Portanto, trata-se de um profissional essencial para que todas as necessidades relacionadas aos dados fiquem sempre alinhadas e os indicadores sejam devidamente acompanhados e mensurados.

Home Office é uma “aberração” segundo CEO da Goldman Sacks

E assim, uma quantidade estrondosa dados deve ser analisada, um Big Data, que são a matéria-prima de uma equipe de profissionais formada por cientistas e analistas que os usam para tomar as decisões da empresa.

Desta forma, o propósito principal sempre se manteve: entender o que clientes querem e precisam para ofertar o melhor produto possível, além de usar essas informações para promover um grande diferencial no setor em questão. É extremamente necessário escolher a ferramenta adequada para trabalhar com estes dados. Entre as mais utilizadas o Power BI ou Tableau

Como analisar os dados

No mundo do Big Data, as ferramentas e tecnologias de visualização de dados são essenciais para analisar enormes quantidades de informações e tomar decisões baseadas em dados.

Por isso, existem diversas ferramentas de visualização e análise de dados. Conhecer cada uma delas é muito importante, pois te dará autonomia para selecionar a melhor opção de acordo com a necessidade do seu projeto.

O Microsoft Power BI é uma coleção de serviços de softwares, aplicativos e conectores que funcionam juntos para transformar suas fontes de dados não estruturados em informações coerentes, interativas e visualmente atrativas. Não importa se os seus dados são um simples arquivo do Microsoft Excel ou uma coleção de data warehouses híbridas locais e na nuvem, o Power BI permite que você se conecte facilmente as suas fontes de dados, visualize (ou descubra) o que é importante para o seu negócio e compartilhe suas descobertas com quem você quiser.

Táxi robô tem lista de espera superior a 10 mil nomes

Contudo, para obter o verdadeiro autoatendimento, é necessária uma plataforma de análise comercial que as pessoas realmente usem na prática, fácil de implantar e gerenciar, que garanta a governança e a segurança dos dados. O Tableau é exatamente essa plataforma: uma solução corporativa que atende às necessidades de toda a empresa, pela facilidade de entendimento das funcionalidades e na forma intuitiva de visualizar dados, criando métricas e obtenção de respostas, sem precisar da manutenção de uma pessoa de TI.

No entanto, a visualização de dados é importante para comunicar a mensagem de forma rápida e eficiente. Afinal , as informações visuais são processadas 60.000 vezes mais rapidamente do que um texto, e grande parte das informações transmitidas para nosso cérebro no dia a dia é visual. Portanto, nossa capacidade de absorver e armazenar informações visuais é maior do que em uma leitura.

E assim, apresentar os dados de forma compreensível também é essencial como ponte de comunicação entre o operacional e o estratégico. Só assim as decisões são realmente tomadas com base nos dados. Separamos algumas dicas para te ajudar nesse sentido:

➜ Organize a visualização através de um storytelling com dados de qualidade;

➜ Facilite a comparação dos dados;

➜ Conheça o público que terá acesso a sua visualização e entregue o que é importante para cada um.

➜ Cuidado com o uso excessivo de cores;

➜ Escolha fontes legíveis;

➜ Pense nas decisões que serão tomadas a partir dos dados.