Como storytelling é importante para seu negócio

Como storytelling é importante para seu negócio
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O que é mais provável? Manter a atenção da audiência em um comercial que, por cerca de dois minutos, vai falar mais do mesmo, ou surpreendê-la com uma boa história durante esse período? Se você escolheu a segunda opção esta correto. Porém sabe dizer como seu negócio independente do tamanho pode se beneficiar desta técnica?

O storytelling pode ser aplicado em diversas situações e objetivos dos negócios.Você já ouviu falar de storytelling para negócios? Talvez você nunca tenha sido apresentado à técnica, que traz para o conteúdo empresarial a velha e boa arte de contar histórias que incentivam uma ação do consumidor.

Storytelling nos negócios

As histórias nos ajudam a organizar informações e a entender o mundo. Assim, nos negócios, podemos usar o storytelling para situações diferentes dependendo de nosso objetivo. Alguns destes objetivos estão abaixo.

Criar histórias relacionadas aos princípios e à missão da sua empresa, construindo narrativas de marca

Inspirar os times

Tornar apresentações muito mais envolventes e significativas

Construir uma relação de confiança mútua e afinidade emocional entre equipe de vendas e clientes por meio de apresentações que contam uma história

As histórias vão além do entretenimento. Elas são tão poderosas e influentes que empresas de todos os segmentos e tamanhos estão utilizando sua essência para elaborar estratégias que geram valor e engajam equipes, parceiros e clientes. Isso é storytelling para empresas.

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O storytelling procura dar singularidade e significado a um determinado negócio. Diretamente ligado às estratégias de marketing de conteúdo, o storytelling é capaz de conectar clientes à empresa e provocar maior engajamento entre o público.

O papel do cérebro na construção do storytelling

O cérebro é divido em três partes: O neocórtex, que é a parte que analisa pensamentos e processa linguagem, é a parte mais desenvolvida do cérebro; O sistema límbico que a parte emocional do cérebro; e o Reptiliano que é parte mais antiga do cérebro, é nessa parte que esta seu sistema imunológico, o sistema nervoso central, enfim.

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Ou seja, você compra com a parte emocional, o sistema límbico, e justifica com a parte que analisa pensamentos, o neocórtex, a compra é emocional e a tua razão só justifica. “Comprei esse carro porque ele é muito econômico”, na verdade, você comprou porque queria satisfazer desejo emocional e a tua razão justificou dizendo que ele é econômico. Um ensaio chamado “a razão das emoções é bastante explicativo sobre isto.

Aí que está o admirável! Se tem estado emocional tem emoção, mas que emoção é essa? Depende da pessoa, se ela quer grandeza, avareza, poder, ganância, aceitação social e etc. Mas a pergunta certa a fazer é: Qual emoção o seu produto/serviço oferece?

Os 5 principios para o storytelling de Negócios

1) entender que a estoria de impacto fala com a emoção da pessoa

2) Precisamos criar um relacionamento com a audiência

3) Criar contrates nas estorias o que é a vida hoje e o que era a vida ontem por exemplo. É um lindo dia hoje mas eu não posso ver. O que pode fazer com que você reflita por exemplo, sobre a dádiva que a pessoa tem na vida inclusive a visão, pois muitos não podem ver as belezas da vida.

4) Verdade bem contada, como você diz algo é tão importante de oque você diz.

Como melhor contar a estoria sobre o que vendemos

Os ingredientes do storytelling são: Personagem, conflito e solução. Não podemos contar estoria sem conflito. Sem conflito não existe razão convincente para uma idéia, visão ou produto.

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Para ser um bom Storyteller você precisa ter um vocabulário forte para que consiga usar palavras fortes e poderosas. É necessário construir seu vocabulário. Para se construir vocabulário você precisa usar as palavras fortes em média 5 vezes por dia para que tornerm-se parte de seu repertório.

Um líder precisa ter um grande arsenal de ótimas estorias. Você precisa construir sua biblioteca de estórias, tudo em sua vida pode ser estória, trabalho e ambiente.