Patrocinado

Ibovespa acompanha exterior e cai com realização. O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira, em sessão de ajustes, após uma forte sequência de altas e atingindo a máxima do ano, uma queda de realização e fôlego se configurou.

AINDA: Justiça aciona governo por abandono de indígenas

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

MAIS: Banco Central mantém Selic e não sinaliza previsão de queda

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,23 %, a 118.934,2 pontos. No pior momento, chegou a 118.018,03 pontos. O volume financeiro somou 23,5 bilhões de reais.

Na véspera, o Ibovespa fechou em uma máxima desde abril de 2022. De acordo com o gestor de ações da Ace Capital Tiago Cunha, a bolsa refletiu movimentos de realização de lucros após o rali recente.

Ações em destaque no dias

Magazine Luiza ON (BVMF:MGLU3) caiu 5,05%, a 3,57 reais, em meio ao movimento de correção generalizado na bolsa paulista, principalmente de papéis cíclicos domésticos, que vinham mostrando forte valorização. No ano até a véspera, Magalu acumulava ganho de 37%. VIA ON (BVMF:VIIA3) fechou em queda de 4,6%, tendo ainda no radar anúncio de troca na sua vice-presidência financeira.

Ezetec ON (BVMF:EZTC3) recuou 6,64%, a 18 reais, com ações de construtoras também experimentando ajustes após forte valorização no ano. MRV ON (BVMF:MRVE3) perdeu 5,04% e CYRELA ON (BVMF:CYRE3) caiu 3,38%. Até a véspera, Eztec avançava 44% no ano, enquanto MRV valorizava-se quase 57% e Cyrela acumulava alta também em torno de 57%.

SAIBA: Frigorifico Minerva condenado por maus tratos

CVC BRASIL ON (BVMF:CVCB3) perdeu 3,53%, a 3,83 reais, antes da precificação de sua oferta primária de ações nesta quinta-feira. O follow-on terá os recursos destinados para aquisição de determinadas debêntures, além de reforço do capital de giro e melhoria da estrutura de capital. Considerando preço de fechamento da véspera do anúncio, de 4,10 reais, a oferta total alcança 683,333 milhões de reais.

Assaí ON (BVMF:ASAI3) fechou em baixa de 0,3%, a 13,36 reais, após a rede francesa Casino anunciar nesta quinta-feira que venderá sua participação restante na rede de atacado de autosserviço brasileira, de 11,7%. De acordo com o Assaí, a operação ocorrerá na B3 (BVMF:B3SA3) na sexta-feira por meio de block trade. Na mínima mais cedo, as ações recuaram 3,7%.Petrobras PN (BVMF:PETR4) recuou 1,26%, a 31,45 reais, após renovar máximas históricas na véspera, quando contabilizou uma alta de quase 55% no ano. A correção nesta sessão encontrou respaldo no declínio dos preços do petróleo no exterior, com o contrato Brent encerrando em baixa de 3,86%, a 74,14 dólares o barril. Petroleira terminou com queda de 1,65%.

LEIA: Rede D’Or deixa de atender Unimed para reduzir inadimplência

Itaú PN (BVMF:ITUB4) caiu 0,96%, a 28,76 reais, e Bradesco PN (BVMF:BBDC4) perdeu 2,61%, a 16,8 reais, acompanhando os ajustes de baixa na bolsa paulista. Até a véspera, Itaú acumulava uma alta de 19% no ano, enquanto Bradesco mostrava uma elevação de 19,4%.

Vale ON (BVMF:VALE3) fechou com decréscimo de 0,54%, a 66,57 reais, sem conseguir escapar do movimento mais negativo na bolsa, mesmo após três quedas seguidas, período em que acumulou perda de quase 4%.

Ambev ON (BVMF:ABEV3) avançou 1,77%, a 15,55 reais, favorecida por ajustes de posições, uma vez que até a véspera ainda mostrava um desempenho relativamente modesto na bolsa em 2023 em relação a outros papéis, com elevação em torno de apenas 5%.

IRB (RE) ON (BVMF:IRBR3) recuou 2,09%, a 39,76 reais, após reportar lucro líquido de 6,1 milhões de reais em abril, revertendo resultado negativo de 92,7 milhões no mesmo mês de 2022. Na visão de analistas do JPMorgan (NYSE:JPM), o valuation do IRB precifica uma recuperação substancial da lucratividade, que não está refletida nos números de abril.

AINDA: Redes sociais recorrem contra bloqueio do perfil do Monark por Moraes censura de conteúdo lícito

Direcional ON (DIRR3), que não está no Ibovespa, perdeu 2,45%, a 17,93 reais, após anunciar oferta de ações, que terá os recursos destinados a apoiar o crescimento da construtora e otimização da estrutura de capital. Considerando a cotação de fechamento na véspera, o follow-on alcança 431,93 milhões de reais, incluindo o lote adicional.

Veja desempenho dos principais índices

Desempenho d principais índices: Fonte Investing

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada