Magazine Luiza supera Via Varejo em receita salto de 50%. O Magazine Luiza anunciou salto nas vendas do segundo trimestre. Isto porque suas vendas pelo comércio eletrônico compensaram com sobras a queda nas vendas das lojas físicas.
As lojas físicas foram fechadas desde meados de março devido às medidas de isolamento social para conter a pandemia da Covid-19.
Entretanto,o resultado se deve a disparada das compras pela internet no período. O Magazine Luiza viu suas vendas darem um salto de 182% no e-commerce total. Enquanto isto suas lojas em ruas e shopping centers venderam 45% menos.
Uma das consequências da rápida migração dos canais de vendas foi a fatia do comércio eletrônico subiu de 41,5% a 78,5% no comparativo anual. A margem bruta da companhia caiu de 29,3% para 25,8%. Segundo o presidente executivo, Frederico Trajano, com a gradual reabertura das lojas. Agora 92% das 1.100 estão abertas, essa queda diminuiu.
Contudo, as informações divulgadas nesta segunda-feira, 17, pela varejista especializada em produtos duráveis reportou que suas vendas totais de abril a junho somaram 8,6 bilhões de reais. O que significa aumento de 49% ante mesmo período de 2019.
Desta forma superou a rival Via Varejo, com 7,26 bilhões de reais no trimestre. No entanto, o Magazine Luiza teve prejuízo ajustado de 62,2 milhões de reais no segundo trimestre. Isto ante lucro de 85,2 milhões um ano antes. Em termos líquidos, o prejuízo foi de 64,5 milhões. Ainda assim, a última linha do resultado veio melhor do que a previsão média de analistas consultados pela Refinitiv, de prejuízo de 125 milhões de reais.
O presidente executivo, afirmou que a companhia tem perspectivas positivas para a segunda metade do ano. E ainda planeja contratar cerca de 2,5 mil pessoas até setembro, com foco nas áreas de atendimento e logística.